segunda-feira, 20 de maio de 2013

Sistema solar

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Por três caminhos se chega à virtude:
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Via Láctea - Galáxia da Terra

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sexta-feira, 17 de maio de 2013

Horta

Noticias
Horta que ensina
Biólogos ensinam sustentabilidade por meio da produção de hortas em garrafas de plástico. Além de facilitar a aprendizagem do tema, o projeto permite que os alunos promovam atitudes sustentáveis nas comunidades onde vivem.
Por: Mariana Rocha
Publicado em 15/05/2013 | Atualizado em 15/05/2013
Os alunos reutilizaram garrafas de plástico para criar hortas. O projeto ajuda no ensino da sustentabilidade, que, apesar de fazer parte dos Parâmetros Curriculares Nacionais, ainda é pouco discutida em sala de aula. (foto: Débora Baldivia)
Garrafas de plástico, sementes e um pouco de terra. É com esse material que um grupo de biólogos buscou ensinar o tema sustentabilidade para alunos da Escola Municipal Armando Campos Belo, em Dourados, Mato Grosso do Sul. Por meio da construção de uma horta móvel, a equipe mostrou na prática conceitos ainda pouco trabalhados em sala de aula.
A ideia surgiu durante a disciplina ‘Sustentabilidade Ambiental’, do programa de pós-graduação em Biologia Geral/Bioprospecção da Universidade Federal da Grande Dourados, onde a equipe – formada por Bruno do Amaral Crispim, Débora da Silva Baldivia, Kátia Ávila Antunes e Vânia Tomazelli de Lima – realiza mestrado. “A proposta era fazer algo relacionado à sustentabilidade, então decidimos ir à escola e preparar uma horta móvel com os alunos do 8° ano do ensino fundamental”, explica Débora Baldivia.
“Apesar de fazer parte dos Parâmetros Curriculares Nacionais, o tema ainda é pouco discutido em sala de aula”
Antes do preparo da horta, a equipe aplicou um questionário para descobrir o que os alunos já sabiam sobre sustentabilidade. “Apesar de fazer parte dos Parâmetros Curriculares Nacionais, o tema ainda é pouco discutido em sala de aula”, comenta Débora. “Os alunos achavam, por exemplo, que reciclar e reutilizar tinham o mesmo significado”, completa Kátia Antunes.
Para ajudar a esclarecer esse tipo de questão, a equipe promoveu uma palestra sobre assuntos como reutilização, reciclagem e coleta seletiva, entre outros temas relacionados à sustentabilidade ambiental. Em seguida, cada aluno foi incentivado a preparar sua própria horta a partir de um procedimento simples. “Os alunos fizeram cortes transversais e verticais em garrafas vazias de refrigerante, fizeram pequenos furos para drenar a água, adicionaram terra vegetal e distribuíram nela sementes de hortaliças”, conta Débora, que se inspirou na horta vertical projetada pelo arquiteto Marcelo Rosenbaum.
Além de auxiliar no ensino da sustentabilidade, a horta móvel pode influenciar as atitudes dos alunos em relação aos cuidados com a vida e estimular a promoção de práticas sustentáveis nas comunidades onde vivem. (foto: Débora Baldivia)
Após a produção da horta, os alunos escolheram um local da escola para abrigar as pequenas plantações e ficaram responsáveis por regá-las todos os dias. A equipe decidiu, então, ao final do projeto, reaplicar o questionário para saber se a palestra e a produção da horta móvel ampliaram os conhecimentos dos alunos sobre o tema.
Segundo Kátia, além de mostrar que sabiam mais sobre o assunto, os alunos passaram a associar a escola a um lugar onde se aprende sustentabilidade. “No primeiro questionário, apenas 5% dos alunos disseram ter ouvido falar sobre sustentabilidade na escola, enquanto no segundo essa taxa subiu para 80%”, explica a bióloga.
Além da escola
“Eles agora têm uma consciência maior sobre a temática e podem criar não só a horta de garrafa de plástico, mas outros produtos que reutilizem o que era considerado lixo”
A equipe acredita que a produção da horta móvel não se limita a ensinar o tema na escola. Segundo Bruno Crispim, os alunos podem difundir o que aprenderam na comunidade onde vivem e produzir sua própria horta em casa. “Eles agora têm uma consciência maior sobre a temática e podem criar não só a horta de garrafa de plástico, mas outros produtos que reutilizem o que era considerado lixo anteriormente”, acrescenta.
No fim do projeto, cada aluno levou sua horta para casa e continuou cuidando das hortaliças. “Eles ficaram muito empolgados durante o preparo da horta. Acredito que o projeto também ajudou a criar neles a responsabilidade de cuidar da horta e influenciou suas atitudes em relação aos cuidados com a vida”, conclui Débora.


Mariana Rocha
Ciência Hoje On-line

Jogos Didáticos

"Se você quer transformar o mundo, experimente primeiro promover o seu aperfeiçoamento pessoal e realizar inovações no seu próprio interior." 

O Caminho da Tranqüilidade (Dalai-Lama)
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Jogos didáticos

 Há possibilidade de utilizar  jogos didáticos no ensino médio, e também ajudam muito na aprendizagem, os alunos ficam mais sociáveis, interagem com a classe, pelo menos quando era pequena tinham muito poucos professores que faziam isso, e sentia que agente ficava mais sociável. Eu faria jogos em sala para ser uma aula  muito proveitosa para assimilação do conhecimento.
 
  Jogo oferece dá estímulo aos alunos, só tem que ter um ambiente propício. Permitindo que o professor amplie seu conhecimento de técnicas ativas de ensino, desenvolver capacidades pessoais e profissionais estimulando nos alunos a capacidade de comunicação e expressão, mostrando-lhes uma nova maneira, lúdica, muito prazerosa e participativa para relacionar-se com o conteúdo que a escola passa, levando a um maior conhecimento envolvido.

  Materiais didáticos são formas fundamentais para ensinar e aprender, jogo didático caracteriza-se como uma importante e viável alternativa para auxiliar em tais processos por favorecer a construção do conhecimento ao aluno. Recursos, que favorecem a compreensão do conteúdo de forma motivante e divertida são considerados como uma alternativa viável a utilização de jogos didáticos, pois este material pode preencher lacunas deixadas pelo processo de transmissão-recepção de conhecimentos, favorecendo a construção pelos alunos de seus conhecimentos num trabalho em grupo, a socializar de conhecimentos prévios e sua utilização para a construir conhecimentos novos e bem elaborados.

Comunicado

Olá pessoal, boa tarde.


Estou construindo este blog para iniciar uma bela carreira como docente com uso dos recursos tecnológicos no ensino de biologia no ensino médio e ciências no ensino fundamental II, espero que gostem das postagens.

Abraços e até mais....