segunda-feira, 27 de maio de 2013

Jogos Didáticos


Angry Birds (http://www.angrybirds.com/): "O megassucesso "Angry Birds" virou moda entre professores de física", de acordo com Gilson Schwartz, professor da USP (Universidade de São Paulo) e diretor da Games for Change na América Latina. No jogo, pássaros são lançados contra porcos com o uso de um estilingue - a intenção é eliminar todos os porcos. O último lançamento do jogo foi o Angry Birds Space, em que a gravidade e a atmosfera dos planetas alteram a jogabilidade 

SimCity (http://www.simcity.com/en_US): É um jogo de gerenciamento baseado na vida de uma cidade. No contexto escolar, ele pode provocar reflexões sobre sustentabilidade e tratamento do lixo, distribuição de energia e planejamento do transporte urbano - tudo isso com o envolvimento de múltiplas competências e habilidades 

Conflitos Globais (http://www.globalconflicts.eu/): Série de jogos que tratam de relações internacionais contemporâneas. Os jogos permitem aos alunos explorarem e aprenderem mais sobre conflitos globais e temas fundamentais, como democracia, direitos humanos, globalização, terrorismo, meio ambiente e pobreza 

Games for Change (http://www.gamesforchange.org/play/): O blog da Games for Change reúne diversos jogos que buscam de modo explícito atingir objetivos educacionais. Observação: todos os jogos estão em inglês

Spore (http://eu.spore.com/home.cfm): Pode ser utilizado por professores de biologia. No Spore, o jogador tem o controle da evolução de uma espécie através de cinco estágios: célula, criatura, tribo, civilização e espaço. Cada um dos estágios tem uma mecânica (ou jogabilidade) diferente



quarta-feira, 22 de maio de 2013

Ciências 5º ano - Evidências Evolutivas - Fósseis e Órgãos Vestigiais

Assista o vídeo do Professor Jubilut

Aparelho reprodutor feminino



Aparelho reprodutor masculino


Sistema nervoso - 9º ano - Ciências

Biologia 3ª série/ apostila do aluno

Biogênese e Abiogênese e o surgimento da vida

Até os meados do século XIX acreditava-se que os seres vivos podiam surgir espontaneamente da matéria não-viva, crença que ficou conhecida como hipótese da geração espontânea ou abiogênese. Hoje sabe-se que um ser vivo surge somente através da reprodução (sexuada ou não).
A teoria da geração espontânea surgiu de um erro de interpretação de fatos que até hoje se observam. É um fato, por exemplo, que podem sair moscas da carne em decomposição. A interpretação precipitada levou os cientistas, de um passado não muito distante, a acreditar que a carne podre se transformava em moscas !
Diversos cientistas trabalharam no sentido de mostrar que a hipótese da geração espontânea era falsa. Dentre eles destacaram-se Redi, Spallanzani e Pasteur. E mostraram que a biogênese é a teoria mais coerente onde um ser vivo só parte de outro ser vivo.

O surgimento da vida
A teoria mais aceita para formação do universo é o Big-Bang que significa grande explosão. Provavelmente, há cerca de 4,5 bilhões de anos surgiu a Terra.  Inicialmente era um imenso globo pastoso que, juntamente com outros milhões de corpos celestes, vagava pelo espaço do infinito Universo. Com o resfriamento da sua superfície, surgiu a primeira camada da crosta terrestre. Depois, pelas rachaduras dessa crosta, começaram a aparecer incontáveis vulcões. A lava desses vulcões recobria a crosta que ia se tornando cada vez mais grossa. O vapor de água eliminado durante as erupções vulcânicas foi se acumulando na atmosfera primitiva durante milhões de anos. Por fim, a atmosfera ficou saturada de vapor d’água e começou a chover. A persistência das chuvas em terríveis temporais acabou esfriando a crosta terrestre e levando ao aparecimento dos rios e mares.
Enquanto isso, os gases que compunham a atmosfera combinaram tanto que acabaram-se por originar substâncias orgânicas (substâncias que, hoje, compõem os seres vivos). Depois, essas substâncias foram levadas pelas águas das chuvas para o solo quente e arrastadas para os mares. Nas águas mornas daqueles primeiros oceanos, as moléculas de substâncias orgânicas combinaram-se entre si e deram origem a outras substâncias chamadas proteínas. Muitas proteínas foram se juntando e se transformando, dando origem aos coacervados.
Os coacervados não eram seres vivos, mas sim uma primitiva organização das substâncias orgânicas. Os coacervados, depois de muitas transformações, adquiriram a capacidade de duplicação. Foi neste momento que surgiu o primeiro ser vivo, que apesar de muito simples era capaz de se reproduzir dando origem a outros seres vivos. Eram seres muito simples, formados por apenas uma célula. Esses seres eram heterotróficos, isto é, se alimentavam de substâncias existentes nos oceanos onde se multiplicavam. Com o passar do tempo o número desses seres aumentou muito. Conseqüentemente o alimento tornou-se escasso. Então, alguns desses seres sofreram modificações de deram origem a seres unicelulares que podiam sintetizar seu próprio alimento (os autótrofos).
Foi a partir desses dois tipos de seres primitivos que toda a vida se desenvolveu na Terra. Eles foram se diferenciando cada vez mais, e cada um passou a depender do outro para sobreviver. Assim foram se originando todos os seres vivos que hoje conhecemos.
Obs .: Naturalmente, os fatos não ocorreram com a simplicidade descrita, mas na descrição foram consideradas as fases mais importantes até a formação de um esboço da vida.

Parte 2 - Questões para auto-avaliação
01) O que foi a teoria da abiogênese?
02) O que é a Teoria da Biogênese?
03) Provavelmente quando surgiu a vida na Terra?
04) O que foram os coacervados?
05) o que foi o Big-Bang?