quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Caderno do aluno - 1ª série - volume 1 - Situação de aprendizagem 3 - Energia e matéria passam pelos seres vivos

Energia e matéria passam pelos seres vivos
Energia e Matéria nos Ecossistemas

Os principais produtores da Terra são os organismos fotossintetizantes.
A energia luminosa do Sol é fixada pelo autótrofo e transmitida, sob a forma de energia química, aos demais seres vivos. Essa energia, no entanto, diminui á medida que passa pelos consumidores, pois parte dela é utilizada para a realização dos processos vitais do organismo e a outra é liberada sob a forma de calor. Sempre restará, portanto, uma parcela menos de energia disponível para o nível seguinte. Como na transferência de energia entre os seres vivos não há reaproveitamento da energia liberada, diz-se que essa transferência é unidirecional e se dá como um fluxo de energia. A matéria, no entanto, pode ser reciclada; por isso, fala-se em ciclo da matéria ou ciclo biogeoquímico.
Pirâmides de Energia-
 Pirâmides são formas de demonstrar através de gráficos a hierarquia de cadeias.
Biomassa
Corresponde a matéria orgânica de cada nível trófico (sua pirâmide é igual a de energia já que a energia está na biomassa, assim quanto maior a biomassa, maior a energia).
Energia
Corresponde a energia contida na biomassa de cada nível trófico, assim cada parte da pirâmide terá indicada a energia de um nível trófico.
Números
A largura dos níveis representam o número de representantes de cada espécie naquela cadeia alimentar; é a mais variada.

Ciclos Biogeoquímicos-

Com a morte dos organismos ou perda de partes de seu corpo, a matéria orgânica é degradada, e os átomos que a constituíam retornam ao ambiente, onde poderão ser incorporados por outros seres vivos. Uma vez que os átomos dos diversos elementos químicos que faziam parte de seres vivos voltam ao ambiente não vivo, fala-se em ciclos biogeoquímicos, para se ressaltar o fato de que os elementos químicos circulam entre os seres vivos (biosfera) e o planeta (atmosfera, hidrosfera e litosfera).

Se não houvesse esse reaproveitamento dos componentes da matéria dos cadáveres, átomos de alguns dos elementos químicos fundamentais para a constituição de novos seres vivos poderiam se esgotar.O processo de reciclagem na natureza é realizado principalmente por certos fungos e bactérias decompositores.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Caderno do aluno -9º ano - volume 1 - Situação de aprendizagem 4 - Comparando a densidade de sólidos

Arquimedes e a densidade


O assunto da apostila do aluno volume 1 também contém assunto sobre o sistema nervoso, sistema endócrino e sistema sensorial dando um enfoque para as drogas. Assim coloquei atividades, esquemas e textos sobre o assunto, aproveitem.

Caderno do aluno -9º ano - volume 1 - Situação de aprendizagem 11 - Sistema endócrino - Hormônios e a interação das funções orgânicas

Sistema endócrino

SISTEMA ENDÓCRINO- RESUMO

 
O sistema endócrino é formado pelo conjunto de glândulas, as quais tem como característica a produção de secreções, chamadas de hormônios. As glândulas endócrinas lançam os hormônios diretamente na corrente sanguínea, por onde eles atingem todas as células do corpo.

O sistema endócrino, geralmente interage com o sistema nervoso, formando mecanismos reguladores eficazes. O sistema nervoso pode fornecer ao sistema endócrino informações sobre o meio externo, enquanto que o sistema endócrino regula a resposta interna do organismo a esta informação. Assim os dois juntos atuam na coordenação e regulação das funções corporais.

Os principais órgãos que formam o sistema endócrino são: a hipófise, o hipotálamo, a tiróide, as supra-renais, o pâncreas, as gônadas (os ovários nas mulheres e os testículos nos homens) e o tecido adiposo.
A hipófise é uma glândula que produz numerosos e importantes hormônios, ela se encontra em uma cavidade óssea localizada na base do cérebro, que se liga ao hipotálamo através do pedículo hipofisário. 

Grande parte das funções da hipófise é regulada pelo hipotálamo. A hipófise é dividida em duas partes: adenoipófise e neruroipófise. A adenoipófise tem origem através de células epiteliais, enquanto a neuroipófise tem origem nervosa. A hipófise tem como função a regulação da atividade de outras glândulas e de várias funções do organismo como o crescimento e secreção do leite através das mamas.
O hipotálamo é uma região do encéfalo que liga o sistema nervoso ao sistema endócrino, através da síntese da secreção de neuro-hormônios. O hipotálamo auxilia o organismo a se ajustar às variações externas, controlando a temperatura corporal, o apetite, o balanço da água no corpo, além de ser o principal centro da expressão emocional e do comportamento sexual. Ele também faz a integração entre os sistemas nervoso e endócrino, assim ativando diversas glândulas produtoras de hormônios. A hipófise e o hipotálamo são responsáveis por controlar todo o funcionamento do organismo direta ou indiretamente atuando sobre diversas glândulas.


Caderno do aluno -9º ano - volume 1 - Situação de aprendizagem 9 - Sistema Nervoso - Estímulos e receptores

Sistema nervoso
Sistema nervoso
Sistema nervoso
sistema nervoso é constituído pelo tecido nervoso e este é formado por células denominadas neurônios.
Um neurônio compreende: o corpo celular (onde se localixa o citoplasma e o núcleo); axônio ou cilindro-eixo (que é um prolongamento do citoplasma) e dendritos (que são ramificações curtas).
SISTEMA NERVOSO CENTRAL
O sistema nersovo central é também chamado ”cefalorraquidiano” porque é composto pelo encéfalo (cérebro, cerebelo e bulbo) e a medula espinhal. 
Esses órgãos são formados por substâncias ”cinzenta” e ”branca”, devido à reunião dos neurônios (células nervosas). Quando os corpos celulares (citoplasma e núcleo) se agrupam, formam a substância cinzenra. E, quando os axônios ou cilindros-eixos se agrupam, formam a substância branca.
cérebro e cerebelo são constituídos de substância branca por dentro e substância cinzenta por fora, enquanto que o bulbo e a medula são formados por substância cinzenta por dentro e branca por fora.
MENINGES
São três membranas que envolvem e protegem o encéfalo e a medula. A meninge mais externa é resistente e chama-se duramáter; a meninge do meio chamase aracnoide (é parecida com uma teia de aranha); e a meninge mais interna chama-se pia-máter. Entre a pia-máter e a aracnóide existe um líquido chamado ”cefalorraquidiano”, cuja função é também de proteger os órgãos do sistema nervoso. 
CÉREBRO
É o maior órgão do encéfalo e está alojado dentro da caixa craniana. É recoberto superficialmente por uma substância cinzenta e interiormente existe uma substância branca. São funções do cérebro: receber as sensações táteis, auditivas, olfativas, gustativas, visuais e também é centro da inteligência e das atividades motoras.
CEREBELO
cerebelo é um órgão situado na parte posterior da caixa craniana, logo abaixo do cérebro. As funções do cerebelo são: Controlar as atividades musculares e manter o equilibrio do corpo.
BULBO
O bulbo é um órgão localizado na base do encéfalo, na parte superior da medula. São funções do bulbo: condução nervosa ( corrente sensitiva para o cérebro e motora para todo o corpo). Órgão da vida (coordena os movimentos respiratórios e cardíacos).
MEDULA ESPINHAL

É um órgão localizado dentro do canal vertebral. Um corte transversal da medula apresenta em seu interior a substância cinzenta e externamente a substância branca.
medula também tem a função de conduzir ao cérebro, os influxos nervosos sensitivos e encaminhar ao corpo , os influxos nervosos motores. Devido à substância cinzenta da medula, muitas vezes funciona como centro nervoso. Recebe estímulos sensitivos e produz uma resposta motora, sem levá-los ao cérebro.

Ciências 9º ano - apostila do aluno vol. 2

Sistema nervoso
Sistema nervoso
Sistema nervoso
SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO
sistema nervoso periférico é constituído por nervos que nascem no encéfalo e na medula espinhal. Os nervos originam-se no sistema nervoso central (encéfalo e medula) e se distribuem para todo o corpo, formando, assim, o sistema nervoso periférico.
Nervos: são formados por feixes de axônios ou cilindros-eixos das células nervosas.
Existem três tipos de nervos:
1. Sensitivosconduzem ao cérebro as sensações recebidas pelo corpo.
2. Motores: levam para o corpo as ordens de movimentos produzidas pelo cérebro.
3.Mistos: possuem fibras sensitivas e motoras e executam dupla função.
NERVOS CRANIANOS 
Os nervos cranianos são em número de doze pares e todos partem do encéfalo. Esses nervos são sensitivos, motores e mistos porque executam funções variadas.
NERVOS RAQUIDIANOS
São em número de 31 pares, que partem da medula espinhal, assim distribuídos.
Os nervos raquidianos possuem duas raízes: uma anterior, que é motora, e outra posterior, que é sensitiva. Essas duas raízes formam um nervo raquidiano (misto).
ATO REFLEXO
O ato reflexo é uma ação motora involuntária, transmitida após ter recebido uma excitação sensitiva. Esses atos são chamados reflexos porque acontecem sem o conhecimento do cérebro. São produzidos pela substância cinzenta da medula e do bulbo.
Exemplo: uma martelada no joelho chega até a medula pelo nervo sensitivo e imediatamente a resposta pate pelo nervo motor , provocando a contração do músculo para afastar a perna.
Arco reflexo: É a trajetória do estímulo sensitivo que vai ao centro nervoso, causando a resposta motora.
SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO
O sistema nervoso autônomo funciona independente da nossa vontade. Ele atua sobre a musculatura lisa, glândulas, corações, etc. Esse sistema está dividido em:
Simpático: É formado por duas filas paralelas de gânglios, uma de cada lado da coluna vertebral. Cada fila é composta de 23 gânglios, que se comunicam, através do nervos, aos plexos cardíaco (coração), solar(estômago), mesentérico (intestinos).
Parassimpático: É formado por certos nervos cranianos e raquidianos. Sua função é produzir efeitos contrários ao simpático.

Exemplo: O simpático aumenta os batimentos cardíacos e o parassimpático diminui esses batimentos. Isso concorre para o funcionamento normal dos órgãos do nosso corpo.

Ciências 9º ano - apostila do aluno vol. 2

Sistema endócrino
O nosso organismo tem a capacidade de perceber as condições internas do nosso corpo e do ambiente em que estamos. Isso se deve às células sensoriais ou receptores sensoriais que temos espalhados por todo o nosso corpo. Nos órgãos dos sentidos esses receptores estão em maior concentração e o conjunto desses órgãos forma o sistema sensorial
Os receptores sensoriais (células) estão organizados de maneira que cada um recebe um tipo de estímulo específico. Algumas células sensoriais estão adaptadas para captar estímulos provenientes do ambiente externo ao nosso corpo, são os exteroceptores. São eles:
• Mecanoceptores: receptores ativados por estímulos mecânicos;
• Termoceptores: receptores ativados pela mudança de temperatura;
• Fotoceptores: receptores ativados pela luz;
• Quimioceptores: receptores ativados por substâncias químicas. 
Outras células sensoriais estão adaptadas para captar estímulos internos do nosso corpo, são os chamados proprioceptores e interoceptores.
• Proprioceptores: são encontrados em músculos, tendões e órgãos internos do corpo. A função desses receptores é a de informar ao SNC (sistema nervoso central) a posição do corpo com relação à dos membros.
• Interoceptores: esses receptores são responsáveis por captar as condições internas do corpo, como a pressão osmótica nas células, temperatura, o pH, composição sanguínea, entre outras. Isso nos permite sentir fome, sede, náuseas etc.
Todos esses receptores recebem estímulos que são enviados por impulsos nervosos até o SNC, causando todas as sensações.
Os órgãos dos sentidos são:
• Paladar e olfato;
• Audição;
• Visão;

• Tato.