quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Trabalho para nota do grupo C

Resumo do esquema
1.       Célula: é a menor parte dos seres vivos com forma e função definidas. É a unidade estrutural dos seres vivos.
Unidade estrutural e fisiológica dos seres vivos
2.       Eucariota: é a célula que forma o organismo de muitos seres vivos apresentam uma membrana envolvendo o seu núcleo. Constituído de membrana, citoplasma e núcleo.
3.       Membrana plasmática ou membrana celular: é uma espécie de película que envolve toda a célula. Possui permeabilidade seletiva, ela controla a entrada e a saída de substancias na célula.
4.       Citoplasma: é a parte da célula que fica entre a membrana celular e o núcleo. É  constituído por um material gelatinoso chamado hialoplasma.
5.       Hialoplasma: Ele é formado por água, sais minerais, proteínas e açúcares. Nele encontram-se várias organelas.
6.       Organelas: essas estruturas desempenham funções indispensáveis à vida da célula, tais como: nutrição e respiração da célula, além do armazenamento de substâncias. São elas: mitocôndrias, lisossomos, complexo golgiense, retículo endoplasmático (contém o ribossomos).
7.       Mitocôndrias: realizam a respiração celular e liberam a energia de que a célula necessita para as suas atividades.
8.       Lisossomos: realizam a digestão dentro da célula.
9.       Complexo golgiense: produz certos “açucares”, modifica e armazena proteínas e outras substâncias, “empacota” as substancias que saem da célula. Também produz os lisossomos.
10.   Reticulo endoplasmático: produz, transporta e armazena substâncias na célula.
11.   Ribossomos: fabricam as proteínas na célula. Só podem ser vistos ao microscópio eletrônico.
12.   Núcleo: comanda a maioria das atividades da célula. Nas células eucariotas, ele está separado do citoplasma pela membrana nuclear ou carioteca. No interior do núcleo, estão os cromossomos.
13.   Cromossomos: estruturas que guardam o material genética da célula (DNA).os cromossomos ficam mergulhados na cariolinfa ou suco nuclear – material gelatinoso que preenche o espaço dentro do núcleo.
14.   DNA: material genético.
Surgem por divisões celulares
15.   Mitose: células que se dividem em duas células idênticas e com o mesmo numero de cromossomos quando o material genético da célula é duplicado. A mitose possibilita o crescimento do organismo e a reposição de células que se desgastam e morrem.
16.   Meiose: a maioria das células do organismo humano tem 46 cromossomos no núcleo. Mas as células sexuais, também chamadas de gametas, possuem apenas 23 cromossomos. Isso ocorre porque essas células são originadas por meiose – um tipo de divisão celular que forma células com a metade do número de cromossomos da célula inicial.
No caso da reprodução, ter metade do número dos cromossomos é muito importante, já que na fecundação ocorre a união dos gametas que originam o novo ser. Dessa forma, o número de cromossomos do novo individuo será igual ao dos seus pais (no caso da espécie humana, 46 cromossomos).

 Atividade
1. Montar um esquema sobre o texto acima.




Caderno do aluno - 1ª série - volume 2 - Situação de aprendizagem 2 - História de vacinação

aguardem

Caderno do aluno - 1ª série - volume 1 - Situação de aprendizagem 3 - Energia e matéria passam pelos seres vivos

Energia e matéria passam pelos seres vivos
Energia e Matéria nos Ecossistemas

Os principais produtores da Terra são os organismos fotossintetizantes.
A energia luminosa do Sol é fixada pelo autótrofo e transmitida, sob a forma de energia química, aos demais seres vivos. Essa energia, no entanto, diminui á medida que passa pelos consumidores, pois parte dela é utilizada para a realização dos processos vitais do organismo e a outra é liberada sob a forma de calor. Sempre restará, portanto, uma parcela menos de energia disponível para o nível seguinte. Como na transferência de energia entre os seres vivos não há reaproveitamento da energia liberada, diz-se que essa transferência é unidirecional e se dá como um fluxo de energia. A matéria, no entanto, pode ser reciclada; por isso, fala-se em ciclo da matéria ou ciclo biogeoquímico.
Pirâmides de Energia-
 Pirâmides são formas de demonstrar através de gráficos a hierarquia de cadeias.
Biomassa
Corresponde a matéria orgânica de cada nível trófico (sua pirâmide é igual a de energia já que a energia está na biomassa, assim quanto maior a biomassa, maior a energia).
Energia
Corresponde a energia contida na biomassa de cada nível trófico, assim cada parte da pirâmide terá indicada a energia de um nível trófico.
Números
A largura dos níveis representam o número de representantes de cada espécie naquela cadeia alimentar; é a mais variada.

Ciclos Biogeoquímicos-

Com a morte dos organismos ou perda de partes de seu corpo, a matéria orgânica é degradada, e os átomos que a constituíam retornam ao ambiente, onde poderão ser incorporados por outros seres vivos. Uma vez que os átomos dos diversos elementos químicos que faziam parte de seres vivos voltam ao ambiente não vivo, fala-se em ciclos biogeoquímicos, para se ressaltar o fato de que os elementos químicos circulam entre os seres vivos (biosfera) e o planeta (atmosfera, hidrosfera e litosfera).

Se não houvesse esse reaproveitamento dos componentes da matéria dos cadáveres, átomos de alguns dos elementos químicos fundamentais para a constituição de novos seres vivos poderiam se esgotar.O processo de reciclagem na natureza é realizado principalmente por certos fungos e bactérias decompositores.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Caderno do aluno -9º ano - volume 1 - Situação de aprendizagem 4 - Comparando a densidade de sólidos

Arquimedes e a densidade


O assunto da apostila do aluno volume 1 também contém assunto sobre o sistema nervoso, sistema endócrino e sistema sensorial dando um enfoque para as drogas. Assim coloquei atividades, esquemas e textos sobre o assunto, aproveitem.

Caderno do aluno -9º ano - volume 1 - Situação de aprendizagem 11 - Sistema endócrino - Hormônios e a interação das funções orgânicas

Sistema endócrino

SISTEMA ENDÓCRINO- RESUMO

 
O sistema endócrino é formado pelo conjunto de glândulas, as quais tem como característica a produção de secreções, chamadas de hormônios. As glândulas endócrinas lançam os hormônios diretamente na corrente sanguínea, por onde eles atingem todas as células do corpo.

O sistema endócrino, geralmente interage com o sistema nervoso, formando mecanismos reguladores eficazes. O sistema nervoso pode fornecer ao sistema endócrino informações sobre o meio externo, enquanto que o sistema endócrino regula a resposta interna do organismo a esta informação. Assim os dois juntos atuam na coordenação e regulação das funções corporais.

Os principais órgãos que formam o sistema endócrino são: a hipófise, o hipotálamo, a tiróide, as supra-renais, o pâncreas, as gônadas (os ovários nas mulheres e os testículos nos homens) e o tecido adiposo.
A hipófise é uma glândula que produz numerosos e importantes hormônios, ela se encontra em uma cavidade óssea localizada na base do cérebro, que se liga ao hipotálamo através do pedículo hipofisário. 

Grande parte das funções da hipófise é regulada pelo hipotálamo. A hipófise é dividida em duas partes: adenoipófise e neruroipófise. A adenoipófise tem origem através de células epiteliais, enquanto a neuroipófise tem origem nervosa. A hipófise tem como função a regulação da atividade de outras glândulas e de várias funções do organismo como o crescimento e secreção do leite através das mamas.
O hipotálamo é uma região do encéfalo que liga o sistema nervoso ao sistema endócrino, através da síntese da secreção de neuro-hormônios. O hipotálamo auxilia o organismo a se ajustar às variações externas, controlando a temperatura corporal, o apetite, o balanço da água no corpo, além de ser o principal centro da expressão emocional e do comportamento sexual. Ele também faz a integração entre os sistemas nervoso e endócrino, assim ativando diversas glândulas produtoras de hormônios. A hipófise e o hipotálamo são responsáveis por controlar todo o funcionamento do organismo direta ou indiretamente atuando sobre diversas glândulas.