domingo, 2 de março de 2014

Feira de ciências

ag

Atividades praticas

Analogias


Portfólio de Aprendizagem

   Portfólio, Uma Coleção dos Trabalhos realizados Pelo Aluno, Opaco   permite  acompanhar o Seu Desenvolvimento. Permite analisar AINDA, avaliar, executar e apresentar Produções   resultantes das Atividades desenvolvidas num Determinado Fazer PERÍODO.
O Aluno Arquiva e apresenta Como Evidências Das Habilidades, atitudes e Conhecimentos definidos Durante hum ritmo, acompanhado Pelo Responsável Pelo Curso.
ASSIM, o portfólio nada Mais E, Que hum Instrumento Opaco comprises UMA Compilação de Todos os Trabalhos realizados Pelos Estudantes Durante hum Curso UO disciplina e   inclui Registro de Visitas, Resumos de Textos, Projetos e Relatorios de Pesquisa, Anotações de Experiências, Ensaios auto- . reflexivos Quaisquer tarefas Opaco permitam EAO Alunos UMA DISCUSSÃO de Como UMA Experiência Localidade: Não UO Curso disciplina Mudou SUA Vida, SEUS Hábitos de Estudo, e / ou SEUS comportamentos
Um Portfólio TEM Como Maior Objetivo ajudar o Estudante a desenvolver UMA Habilidade de avaliar Seu Proprio Trabalho.
E also hum excelente Instrumento Opaco PODE auxiliar na Avaliação de Impacto Fazer Programas Educacionais.
Sirva especialmente Parágrafo:
• Demonstração, Pelo Estudante, de Habilidades Específicas, Competências e Valores.
• Reflexão e Avaliação POR Contraditório Fazer Aluno sobre Seu Proprio Aprendizado EO Avalie.
• Explicação, Pelo Estudante, da Natureza do Trabalho e Opaco Tipo de Desenvolvimento ESTA Tarefa possibilitou, Alem do
• Fornecimento de retro-INFORMAÇÃO ("Feedback") Estudantes Parágrafo OS, professor Pelo UO Comitê Opaco se responsabiliza Pela Avaliação Fazer Carteira.



O que é um mapa conceitual

Os maps de  Conceitos , TEM SUA ORIGEM a nenhuma Movimento construtivista da Aprendizagem de David Ausubel e PODEM ser: hum recurso de auto-Aprendizagem AO dispôr dos Alunos; hum Método de para encontrar e explicitar significado parágrafo OS materiais de Estudo , ASSIM Como UMA Estratégia Opaco estimula a Organização dos materiais de Estudo. Os maps conceituais, AGEM Como Instrumentos Educacionais, e se caracterizam Como subsídios AOS educando e EAo Educadores nn significados dos Processos de ensino / Aprendizagem . Os maps conceituais TEM POR Finalidade conceber Relações significativas Entre OS Conceitos e como Maneiras de proposições. Melhor dizendo, um mapa conceitual E UMA Representação Gráfica, de significados conceituais.   
   
Um mapa de Conceitos E semelhante a hum fluxograma , incluíndo Relações bidirecionais e e constituído POR ONDE SE circulos inscrevem OS CONCEITOS e Linhas (ligações) Opaco concebem como Conceitos Relações Entre OS, atraves de proposições. São Representações, Opaco integram principios pedagógicos construtivistas e Constituinte hum Caminho parágrafo um Aprendizagem significativa. Os maps conceituais compõem hum grande Recurso de para detectar e apreciar o Que OS Alunos JÁ Sabem e São proveitosos enquanto Apoio ao Esquema de Percursos de Aprendizagem. Os maps conceituais São de grande valia na compreensão de Leitura de Livros , de Textos, ASSIM Como na Captação e Interpretação de Obras Literárias e de Artigos publicados los Revistas e Jornais. Como UMA FERRAMENTA de Aprendizagem, o mapa conceitual E o parágrafo favorável Estudante parágrafo: Fazer Anotações, resolver Problemas, Planejar o Estudo ea Escrita de Grandes Relatorios, preparar-se par avaliações, identificar a Integração dos assuntos. Os maps conceituais PODEM serviços utilizados NAS áreas do Ensino e da Aprendizagem, Como POR Exemplo: nos planejamentos, nos principios e Pesquisas Educacionais.       
De according to David Ausubel São Relevantes Para a Aprendizagem significativa, POIs OS materiais de Aprendizagem devem Ser Bem Organizados, como Novas Ideias e Conceitos devem sor "potencialmente significativos" Para o Aluno, e AO Fixar Novos Conceitos NAS JÁ existentes Estruturas cognitivas fazer Aluno Fara COM OS Novos Conceitos Que da Sejam relembrados, Transformando o Conhecimento sistematizado, constituindo ligações dEste novo Conhecimento com sistema operacional Conceitos Relevantes Que elementos JÁ possui.    
Para se obter UMA apropriada Aprendizagem E indispensável Opaco OS Professores estimulem OS educandos parágrafo Opaco desvendem POR si mesmos uma Estrutura de UMA área de Conhecimento e das Relações Opaco acontecem. DEVE-se priorizar a Aprendizagem Pela Descoberta , buscando o privilegio de Alternativas, levando uma UMA Participação Ativa fazer educando e conduzindo-o a situations de Desafio em Busca de resoluções na de Problemas. de Os Mapas conceituais São Linguagens Que da descrevem e comunicam Conceitos e Relações SUAS , organizam e representam o Conhecimento, e tornam tão Informations Mais acessíveis. Como FERRAMENTA metacognitiva, apóia a verbalização do Conhecimento. 
Um mapa conceitual Evidencia Como UMA Pessoa apreende Certo ASSUNTO, normalmente de Maneira diferenciada de outra Pessoa. Os maps conceituais "simplificam" uma Abordagem uma Problemas Complexos. Servem parágrafo Que o educando reveja e relembre Conteúdos, recorrendo à SUA Memória. Uma SUA Construção PODE funcionar Como UMA suma importância e Eficaz Estratégia de ( auto ) Aprendizagem mas also PODE serviços aproveitada Como Elemento ... de avaliação A Técnica de Construção dos Mapas Conceituais FOI desenvolvida Pelo Pesquisador norte-americano Joseph Novak Ele. definir mapa conceitual Como UMA FERRAMENTA parágrafo organizar e representar Conhecimento referencias: Ausubel, David P. A Aprendizagem significativa.  

Aulas pratica de Ciências e Biologia