quinta-feira, 5 de junho de 2014

Aluno processa professor por celular retirado em sala de aula e perde

Aluno processa professor por celular retirado em sala de aula e perde
Em sentença, juiz afirmou que país virou as costas para educação e culpa novelas e reality-shows
POR RAPHAEL KAPA
04/06/2014 15:13 / ATUALIZADO 04/06/2014 22:01
Paula Giolito / Paula Giolito / Agência O Globo

RIO - A polêmica do uso de celular em sala de aula chegou nos tribunais depois que um aluno processou o seu professor  por ter tomado o aparelho no meio de uma aula. O episódio aconteceu em Recife e teve a decisão do juiz Elieser Siqueira de Souza Junior a favor do docente. O magistrado aproveitou a sentença para criticar as novelas, reality-shows e a ostentação, considerados pelo magistrado como contra educação.
“Julgar procedente esta demanda é desferir uma bofetada na reserva moral e educacional deste país, privilegiando a alienação e a contra educação, as novelas, os ‘realitys shows’, a ostentação, o ‘bullying‘ intelectivo, o ócio improdutivo, enfim, toda a massa intelectivamente improdutiva que vem assolando os lares do país, fazendo às vezes de educadores, ensinando falsos valores e implodindo a educação brasileira”, afirmou o juiz.
A ação foi movida pelo aluno Thiago Anderson Souza, representado por sua mãe Silenilma Eunide Reis, que, segundo consta nos autos do processo, passou por “sentimento de impotência, revolta, além de um enorme desgaste físico e emocional” após ter o celular retirado pelo professor Odilon Oliveira Neto. O estudante disse que apenas utilizava o aparelho para ver o horário. Porém, perante outras provas, o juiz não acreditou na versão de Thiago.
“Vemos que os elementos colhidos apontam para o fato de que o Autor não foi 'ver a hora'. O mesmo admitiu que o celular se encontrava com os fones de ouvido plugados e que, no momento em que o professor tomou o referido aparelho, desconectou os fones e... começou a tocar música”.
Em depoimento, o professor e a coordenadora do colégio afirmaram que não foi a primeira vez que o aluno foi chamado a atenção para o uso do aparelho em sala de aula. O juiz apontou que, para além da proibição do colégio, existem normas do Conselho Municipal de Educação que proíbem o uso do celular em sala de aula, exceto para atividades pedagógicas.
“Pode-se até entender que o Discente desconheça a legislação municipal sobre osdireitos e deveres dos alunos em sala de aula. O que não se pode admitir é que um aluno desobedeça, reiteradamente, a um comando ordinário de um professor, como no presente caso”, observa.
juiz ainda aproveitou a execução para fazer uma análise sobre a educação do Brasilapontando que a mesma tornou-se uma espécie de “carma” para quem trabalha.
“No país que virou as costas para a Educação e que faz apologia ao hedonismo inconsequente, através de tantos expedientes alienantes, reverencio o verdadeiro herói nacional, que enfrenta todas as intempéries para exercer seu ‘múnus’ com altivez de caráter e senso sacerdotal: o Professor”, sentenciou.

sábado, 31 de maio de 2014

Caderno do aluno - 1ª série - volume 1 - Situação de aprendizagem 1- As plantas e os animais crescem

1.As plantas e os animais crescem

Seres Vivos

14/01/2011

Os seres vivos são seres animais e vegetais que existem na Natureza. Para terem vida a para continuar vivendo, é essencial a função alimentar. Para que haja continuidade das espécies, os seres vivos têm que dar filhos. A esse processo chama-se a função reprodutora.


Reprodução
As plantas reproduzem-se, umas através de sementes, outras por estaca, ou seja, por meio da plantação de novas plantas. Os animais reproduzem-se, uns por ovos, outros geram-se na barriga das suas mães.


Vida
Todos os seres vivos, animais e plantas, nascem, crescem, alimentam-se, reproduzem-se e morrem. É o ciclo da vida de todos os seres vivos.


Seres Humanos
Nós, as pessoas, fazemos parte do grupo dos animais. O que nos distingue dos outros é o fato de termos pensamento e possuirmos raciocínio, enquanto que os restantes animais reagem só por instinto. 


Plantas
Há plantas de cores variadas e tamanhos diferentes. Mas todas se alimentam pela raiz, por onde extraem a seiva da terra, ou seja, o alimento de que necessitam.


Água
A água e o oxigénio são indispensáveis à vida de todos os seres vivos.


Respiração
As plantas respiram pela folhagem e têm uma função importantíssima na Natureza, pois produzem oxigénio para purificar o ar. A produção do oxigênio faz-se durante o dia. De noite, elas absorvem oxigénio na sua respiração. 


Ambientes
Os animais podem viver na terra, no ar e na água. Alguns possuem características que lhes possibilitam a vida na água e na terra – por exemplo, a rã, a tartaruga, a salamandra. Estão adaptados ao ambiente em que vivem, com modos de vida próprios. 


Locomoção dos animais
Os animais deslocam-se andando, rastejando, correndo, voando, nadando, saltando… 


Tamanho dos animais
Uns são minúsculos, outros são enormes. Apresentam formas muito diferentes. O revestimento do corpo e os seus hábitos alimentares também variam.


Alimentação dos animais

Há animais que só se alimentam de carne, por isso chamam-se carnívoros (por exemplo, o leão). Outros só se alimentam de vegetais, são os herbívoros (por exemplo, a vaca). As pessoas são animais omnívoros, pois alimentam-se de carne e de vegetais.


Caderno do aluno - 2ª série - volume 1 - Situação de aprendizagem 3 - Processos de obtenção de energia pelos seres vivos: Fotossíntese e respiração celular