A Visão ea Câmara Fotográfica
BEM VINDOS . Lembrem-se que "cada um que passa em nossa vida passa sozinho, pois cada pessoa é única, e nenhuma substitui outra. Cada um que passa em nossa vida passa sozinho, mas não vai só, nem nos deixa sós: leva um pouco de nós mesmo, deixa sós: leva um pouco de nós mesmo, deixa um pouco de si mesmo." Até mais..
domingo, 28 de setembro de 2014
Caderno do aluno -9º ano - volume 2 - Situação de aprendizagem 1- Humano em movimento
Sistema ósseo e Articulações
Currículo + :Tecnologia e Metodologia
Só vale levar a tecnologia para a classe se ela estiver a serviço dos conteúdos. Isso exclui, por exemplo, as apresentações em Power Point que apenas tornam as aulas mais divertidas (ou não!), os jogos de computador que só entretêm as crianças ou aqueles vídeos que simplesmente cobrem buracos de um planejamento malfeito. Do ponto de vista do aprendizado, essas ferramentas devem colaborar para trabalhar conteúdos que muitas vezes nem poderiam ser ensinados sem elas.
Professora Regina Scarpa, Coordenadora Pedagógica da Revista NOVA ESCOLA.
A incorporação das inovações tecnológicas só tem sentido se contribuir para a melhoria da qualidade do ensino. A simples presença de novas tecnologias na escola não é, por si só, garantia de maior qualidade na educação, pois a aparente modernidade pode mascarar um ensino tradicional baseado na recepção e na memorização de informações "(GATTI, 1993).
Profª. Bernadete Gatti, Universidade de São Paulo (USP).
Professora Regina Scarpa, Coordenadora Pedagógica da Revista NOVA ESCOLA.
A incorporação das inovações tecnológicas só tem sentido se contribuir para a melhoria da qualidade do ensino. A simples presença de novas tecnologias na escola não é, por si só, garantia de maior qualidade na educação, pois a aparente modernidade pode mascarar um ensino tradicional baseado na recepção e na memorização de informações "(GATTI, 1993).
Profª. Bernadete Gatti, Universidade de São Paulo (USP).
quinta-feira, 25 de setembro de 2014
Orientação sobre o TCC e sobre como apresentar
Orientação
Olá galera da 1ª série, como prometi a vocês sobre as orientações para apresentação dos trabalhos e também o modelo do TCC ( Trabalho de Conclusão de Curso) para iniciantes:
Olá galera da 1ª série, como prometi a vocês sobre as orientações para apresentação dos trabalhos e também o modelo do TCC ( Trabalho de Conclusão de Curso) para iniciantes:
- leia as orientações abaixo sobre apresentação;
- Na "categoria" que fica do lado direto da tela do computador tem o marcador "atividades", aonde será encontrado o modelo TCC para ser utilizado.
Qualquer dúvidas, deixe seu comentário abaixo deste assunto que tentarei resolver.
Abraços.
COMO APRESENTAR T.C.C.
Passos da apresentação
A. O que quero
falar?
B. Preparação
slides/lâminas.
C. O que não sei
sobre o assunto?
D. Como devo
ensaiar a apresentação?
E. Um dia antes…
F. O dia!
A. O
que quero falar?
Estrutura da Apresentação:
1. Título
2. Introdução
3. Objetivos
4. Desenvolvimento
5. Resultados
6. Conclusão
Quais as regras da sessão:
A duração permitida da apresentação: 20 minutos. E a sessão de
perguntas: 20 minutos.
B. Preparação
slides
1.
Recursos audio-visuais disponíveis –
(Datashow);
2.
Características da sala;
3.
Use um programa de slides do tipo
PowerPoint;
4.
Respeitar o limite de 1cm para as margens;
5.
Nunca use fonte menor que 18;
6.
Preferencialmente use fonte arial, 24 a 36
para o corpo e 40 a 70 para o título de cada slide;
7.
Calcule em média 1 min. por slide;
8.
Use cores com contraste adequado entre fundo
e texto. Se necessário, use negrito para aumentar o contraste;
9.
Seja criativo, mas escolha cores e insira
ilustrações;
10. Várias cópias
(disquete, Cd, email).
Quantos slides preciso?
·
Título 1
·
Introdução 2
·
Objetivos 2 a 3
·
Desenvolvimento 5 a 7
·
Resultados 3 a 5
·
Conclusão 2
·
Total 15 a 20
Obs: slides mensagem final
Qual a melhor sequência
para a apresentação?
1. Pelas etapas
de execução
2. Do mais
simples ao mais complexo
3. Pela ordem dos
objetivos
Observação
1.
Ensaie!
2. Acerte uma
velocidade de apresentação que você se sinta bem!
Revisando
1. Conteúdo dos
slides:
2.
A justificativa do estudo fica evidenciada
na introdução?
3.
Há coerência entre objetivos,
desenvolvimento, resultados e conclusões?
4.
Os resultados principais estão adequadamente
enfatizados?
5.
Narração
6.
Início, meio e fim
7.
Tom de voz
8.
Gestos
9. Posicionamento.
C. O
que não sei sobre o assunto? O que preciso estudar?
1. Questões
específicas que eu sei que não sei;
2. Práticas
existentes e literaturas complementares sobre o assunto;
3. Sobre o
contexto geral, onde está inserido o tema.
Organize-se
1. Anote questões
relevantes que você precisa estudar;
2. Anote dados
que você poderá ´precisar no dia;
D. Como
devo ensaiar a apresentação?
1. Sozinho
(gravando se possível);
2. Com colegas,
familiares (peça os pontos positivos e negativos);
3. Colegas que
dominam ou não o assunto;
4. Com o (a)
orientador (a);
E. Um
dia antes...
1. Verificar o
local e horário;
2. Conferir os
slides e lâminas se estão funcionando;
3. Rever suas
anotações e artigos;
4. Refazer um
ensaio final;
5. Relaxar,
meditar;
6. E dormir
tranquilamente, “pois o que tem de ser será”;
F. O
dia!
Três pontos fundamentais:
1. Chegando cedo;
2. Apresentando
com convicção;
3. Enfrentando a
sessão de discussão;
4. Tenha muita
serenidade.
Chegando cedo!
1. Verifique se é
a sala correta;
2. Cheque a ordem
dos slides;
3. Posicione-se
bem:
·
A plateia vê bem a projeção?
·
Você vê bem a Platéia?
Apresentando com convicção
1. Olhe para as
pessoas;
2. Respire fundo;
3. Acredite, seu
assunto é muito interessante;
4. Tranquilize:
você se preparou;
5. Lembre-se você
é capaz;
6. Respeite a
velocidade do ensaio;
7. Se descobrir
erros nos slides, desculpe-se e continue.
8. Finalize, por
exemplo, “muito Obrigado”.
Enfrentando a sessão de
perguntas
1. Composição da
banca;
2. Dois convidados
(professores ou convidados);
Porque as pessoas
perguntam/ comentam?
1. Porque querem
uma informação adicional;
2. Porque não
compreenderam bem;
3. Porque querem
ajudar;
4. Porque estão
avaliando sua postura e domínio.
Como você responde:
1. Aberto as
sugestões/críticas;
2. Admitindo que
não sabe a resposta, quando for o caso, se a pergunta for relevante, aproveite
para elogiá-la;
3. Respondendo o
máximo de perguntas com segurança;
4. Agradecendo
sugestões/críticas;
5.
Parabéns, você conseguiu !!!!!!!
quarta-feira, 24 de setembro de 2014
Apostila completa de biologia 2ª série
Olá alunos,
abaixo posto o conteúdo da 2ª série para o 1º semestre. Tudo que está no sumário será passado em sala de aula. Aproveitem o link e abaixem a apostila.
SUMÁRIO
Unidade I – Célula
I. Mapa conceitual da célula................................................................................ 3
II. Resumo da célula ............................................................................................ 4
III. Paródia ........................................................................................................... 6
IV. ATIVIDADE – CÉLULA .......................................................................................
Unidade I – GENÉTICA – IMPORTÂNCIA E EVOLUÇÃO DA GENÉTICA
I. Introdução ....................................................................................................... 7
II. Reprodução dos seres vivos e reprodução celular .............................................. 8
Reprodução dos seres vivos .......................................................................................... 8
Reprodução celular ....................................................................................................... 9
ATIVIDADES - Introdução à genética- Reprodução dos seres vivos e reprodução celular .. 12
III. Transmissão dos caracteres hereditários ........................................................... 15
IV. Os experimentos de Mendel ............................................................................ 17
ATIVIDADES - Primeira Lei de Mendel - Lei da Segregação dos Fatores ........................... 20
ATIVIDADES 2 - Primeira Lei de Mendel - Lei da Segregação dos Fatores ......................... 21
ATIVIDADES 3 - Primeira Lei de Mendel - Lei da Segregação dos Fatores ......................... 22
V. Construindo heredogramas ............................................................................... 23
ATIVIDADES - Construindo Heredogramas ..................................................................... 24
Unidade II – GENÉTICA – OS SISTEMAS SANGUINEOS
I. Introdução ................................................................................................ 26
II. O Sistema ABO .......................................................................................... 26
ATIVIDADES - Sistema ABO .......................................................................................... 28
III. O Sistema Rh ............................................................................................. 29
IV. Eritroblastose Fetal .................................................................................... 30
ATIVIDADES - Sistema Rh e Eritroblastose fetal ............................................................. 31
Unidade III – A HERANÇA LIGADA AO SEXO.
I. A determinação do sexo ............................................................................ 31
II. A herança ligada ao sexo ............................................................................ 32
ATIVIDADES - Determinação do sexo - A herança ligada ao sexo .................................... 34
Referencias.................................................................................................................. 34
O material completo está no link abaixo:
https://drive.google.com/open?id=1BxlRb3rU0o-hlUnSAffjIQOWAZjIMKRn
https://drive.google.com/open?id=1BxlRb3rU0o-hlUnSAffjIQOWAZjIMKRn
Assinar:
Postagens (Atom)