quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Possíveis Temas Redação Enem 2014 - Água

Além do artigo com 20 possíveis temas para a redação do Enem 2014, começamos uma série de matérias com vários assuntos que podem aparecer na produção textual dessa edição do exame. A primeira, publicada no último domingo, tratou de temas relacionados a mulher (clique e leia a matéria).
Hoje trazemos a água como assunto de discussão. Muitos estudantes têm questionado sobre a água ser um possível tema de redação no Enem deste ano, principalmente os paulistas, devido a recente escassez de água no estado. Primeiramente, precisamos lembrar que água é algo muito abrangente, sendo, portanto, um assunto e não um tema. Se você não se lembra da diferença entre assunto e tema, veja aqui. Por isso, preparamos uma lista de possíveis temas relacionados à água.

1) Os benefícios da água para a saúde humana

A água é o elemento mais importante do corpo humano e os seus benefícios poderiam ser abordados no tema de uma redação. Hidratação, limpeza, metabolismo e circulação são algumas das funções da água no nosso organismo. Pensando em saúde, podemos relacionar a importância da água na prática de atividades físicas, no tratamento de doenças como pedra no rim, e em dietas para emagrecimento.

2) Escassez de água no Brasil: problemáticas e alternativas

Nesse tema, o importante para não tangenciá-lo seria atentar-se à parte “no Brasil”. Claro que a escassez em São Paulo poderia ser citada, mas problemáticas de outras regiões deveriam aparecer na redação, como a falta de água em parte do Nordeste, conhecida como Polígono das Secas. Além disso, o texto deveria conter alternativas existentes no Brasil para lidar com a escassez de água como o uso de carros-pipa, construções de cisternas e barragens e o projeto para transposição do rio São Francisco.

3) A importância do ciclo da água para a economia brasileira

O Brasil é um país de grande extensão territorial e com abundância de recursos hídricos. Por isso, a água é muito utilizada para diversas atividades econômicas no país. Alguns exemplos que poderiam ser utilizados na argumentação do texto são a geração de energia elétrica através das hidrelétricas e o uso da água na agroindústria brasileira.

Temas Redação Enem 2014 - Meio Ambiente

Um assunto sempre em alta em diversos vestibulares é a preocupação com o meio ambiente. Apesar disso, não chega a ser repetitivo, já que é possível pensar em vários temas dentro desse assunto, inclusive relacionados a água. Para lembrar a diferença entre assunto e tema, leia nosso artigo sobre isso aqui.
Confira nossas sugestões:

1) A problemática da gestão de resíduos urbanos no Brasil

Em 2010, foi promulgada a lei de Política Nacional de Resíduos Sólidos que está em fase de consolidação. Diversas são as problemáticas sobre a gestão de resíduos no Brasil, principalmente porque a geração de lixo anual é muito grande. Se não está interado nesse tema, aproveite a dica para pesquisar!

2) O custo-benefício da geração de energia através de renováveis

Energia renovável é uma demanda muito alta para o século XXI a fim de diversificar mais a matriz energética brasileira. Porém, para isso, é necessário investimento em pesquisas e modernização de tecnologias, além de ser menos rentável financeiramente do que a energia não renovável. Esses prós-e-contras podem ser utilizados como argumentação.

3) Embate entre agronegócio e preservação de florestas

Um grande conflito brasileiro atual é o existente entre os interesses do agronegócio e a preservação do meio ambiente. Isso, inclusive, é refletido no Poder Legislativo, através das bancadas ruralistas e ambientalistas. É um tema polêmico mas que poderia ser bem direcionado através de uma coletânea adequada.

4) Sustentabilidade nas empresas: nova visão de negócio

Neste século, um dos nomes mais em alta nas empresas é: sustentabilidade. Em uma redação com esse tema, seria importante salientar a importância das empresas se adequarem a essa demanda, podendo considerar diversos motivos, por exemplo, redução de custos, marketing verde, impacto social, etc.

Veja Qual o Perfil do Estudante de Biológicas

Para ajudá-los na difícil tarefa da escolha do curso, já publicamos artigos sobre as principais características de um estudante de exatas e humanas. Para encerrar a série “Perfil do Estudante”, hoje falaremos sobre o perfil do estudante de Biológicas.
Os estudantes de biológicas costumam ser curiosos e entusiasmados. A área é bem complexa e abrangente, por isso, é importante que o aluno goste de estudar e ler bastante!
O ambiente de estudo e trabalho é algo muito necessário a se atentar nessa área. Ao fazer um curso de biológicas, será necessário passar por algumas situações como contato com a natureza, animais e/ou corpo humano. Dependendo do curso, uma boa dose de “estômago forte” é bem-vinda.
Durante o curso, há tanto saídas de campo quanto pesquisas dentro de laboratórios. Por causa da multidisciplinaridade da área, ter apreço por várias áreas do conhecimento e por trabalho em equipe com profissionais de diversas áreas também é um perfil desse estudante.
No Brasil, a importância da área é crescente devido a, cada vez maior, preocupação com a sustentabilidade e com a conciliação da biologia com maior desenvolvimento tecnológico, através de pesquisas com neurociência, genética etc.
Alguns cursos dessa área são: biotecnologia, ciência/engenharia dos alimentos, gestão/ciência/engenharia ambiental, biologia, ciência/engenharia biomédica, educação física, enfermagem, farmácia, medicina, fisioterapia, medicina veterinária e psicologia.

Dicas para Interpretação de Gráficos no Enem

Se você já fez questões do Enem, já deve ter percebido que gráficos, infográficos, charges, tabelas e figuras são muito usados nos enunciados das questões. Hoje estudaremos algumas técnicas que ajudam na interpretação dos gráficos, já que essa é uma habilidade que confunde muitos estudantes.
Ao se deparar com um gráfico, o primeiro cuidado a se ter é observar seus elementos básicos, que são:
  • Título: frase curta que sintetiza o assunto do gráfico;

  • Subtítulo: utilizado para explicar o assunto e, geralmente, alguma variável do gráfico;

  • Fonte: identifica a instituição responsável pelos dados apresentados no gráfico. Também pode conter local e data de publicação.
Após identificar os elementos acima, é importante reconhecer as variáveis e unidades de medida, quando houver, em cada eixo do gráfico, o horizontal e o vertical. Vejamos um exemplo:

dados ibge

No caso do gráfico acima, identifiquemos primeiramente os elementos principais:
  • Título: Doenças que mais atingem os idosos

  • Subtítulo: Mais da metade das pessoas com mais de 60 anos tem pressão alta

  • Fonte e data: IBGE 2008.
Agora vamos analisar os eixos e as variáveis representadas neles:
  • Eixo horizontal: Apresenta as doenças. Ex: hipertensão, doença de coluna etc.

  • Eixo vertical: Apresenta a porcentagem de idosos com cada doença. Ex: 0%, 10% etc.
Para identificar o valor de cada doença, é necessário “cruzar” as informações contidas em cada eixo. Por exemplo: doença de coluna atinge aproximadamente 35% dos idosos enquanto asma ou bronquite atinge 5%.
Por último, vamos reconhecer os principais tipos de gráficos existentes:
  • Gráfico em barras: é o caso do gráfico utilizado no exemplo acima.

  • Gráfico em linha: geralmente é utilizado para representar a variação de uma ou mais grandezas em função do tempo.
    grafico linha


  • Gráfico em setores (Gráfico pizza): construído em forma circular, cada ângulo do setor corresponde ao valor de uma variável, podendo apresentar porcentagens ao invés do valor bruto.
    grafico pizza

Siga os passos apresentados aqui para facilitar o entendimento dos gráficos. Atente-se também para relacionar os dados interpretados com o enunciado da questão. Lembre-se que você pode treinar essas dicas resolvendo as questões das edições anteriores do Enem. Para ajudar, utilize nossas Apostilas Preparatórias para o Enem, que contêm mais de mil questões resolvidas e comentadas por professores especialistas no exame!

Estudando Energia para o Enem – Fontes energéticas

A interdisciplinaridade no Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio é uma prova bastante interdisciplinar. Para comprovar isso, podemos começar analisando a forma de divisão da prova. Repare que os cadernos de prova não são divididos da mesma forma que as disciplinas do Ensino Médio, por exemplo, geografia, história, física, biologia, etc. Essas disciplinas se relacionam em quatro grandes áreas do conhecimento: linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza.
Pensando nisso, buscamos alguns temas que podem ser abordados de diversas formas e cobrados em questões de várias disciplinas.
Outro assunto bastante cobrado no Enem em várias áreas do conhecimento é o estudo da energia. Para iniciar uma série de dicas de estudo sobre energia, vamos ver qual são as principais fontes energéticas. Você se lembra das características de cada uma delas?

Fontes energéticas

Uma classificação muito comum a ser feita quando se trata de fonte de energia é analisar se esta é renovável ou não renovável.
As energias renováveis são aquelas cujas fontes não se esgotam ao longo do tempo. Por exemplo, a energia solar, que tem como fonte o calor do Sol, que é algo que não se acaba. Todos esperamos que o Sol não vá deixar de existir de um dia para o outro, certo? Nem mesmo em dias chuvosos!
Por isso, não confunda: a fonte de energia deve ser inesgotável, mesmo que ela seja temporal / sazonal.
Os principais tipos de energias renováveis são:

Energia Solar

Tendo como fonte a luz do sol, essa energia pode ser aproveitada como fotovoltaica (efeito fotoelétrico para produção de eletricidade) e térmica (utilização do calor do sol para aquecimento de água para uso direto ou geração de vapor d’água). É uma energia limpa mas tem elevado custo no Brasil.

Energia Eólica

Tem como fonte o vento que ativa turbinas e geradores transformando energia mecânica em elétrica. É também uma energia limpa mas seus equipamentos são caros e a eficiência depende da região da usina, já que há lugares que os ventos são mais fortes.

Energia Hidrelétrica

É utilizada a água dos rios para movimentação de turbinas, transformando energia mecânica em elétrica. Bastante utilizada no Brasil por ser uma região ampla e com bastante recurso hídrico. Sua aplicação causa alguns impactos ambientais e sociais por causa do alagamento da região da usina, por isso deve ser bem planejada.

Biomassa

Essa produção de energia consiste na queima de materiais orgânicos, como bagaço de cana, lenha e outros resíduos. Durante a combustão, há liberação de gás carbônico, porém, este é utilizado pela própria vegetação para a fotossíntese. Por isso, caso tenha um controle dessa produção, ela pode ser considerada uma energia limpa.
As energias não renováveis são aquelas cujos recursos são limitados. Um exemplo é a termoelétrica que tem como fonte de energia a queima de combustíveis fósseis. Se o recurso se esgota, não há mais como produzir energia daquela forma.
Quanto às energias não renováveis, podemos separar da seguinte forma:

Combustíveis fósseis

Aqui ficam inclusos o petróleo, o gás natural, o carvão mineral, o xisto, etc. Essa fonte de energia é responsável por aproximadamente 80% da matriz energética do mundo. Por isso, é a principal fonte de energia em questão de importância econômica e política. Apesar de ser mais lucrativa, a queima desses combustíveis fósseis é muito poluente e responsável por grande parte do efeito estufa e aquecimento global.

Energia nuclear

O principal material utilizado para produção de energia nuclear é o urânio-235, que é um elemento radioativo. A fissão nuclear desse elemento é causada em reatores nucleares, havendo liberação de grande quantidade de energia. As usinas nucleares não são poluentes e a eficiência dessa produção é alta. Porém, seu uso deve ser muito controlado já que, em caso de acidente, o impacto é muito grande por ser um elemento radioativo.
Conhecendo as principais fontes de energia, vamos aplicar esse conhecimento em diversas áreas (química, física, geografia, história) e analisar como o Enem trata esses assuntos em suas questões. Continue nos acompanhando para não perder a continuação dessa série especial sobre Energia no Enem.

Biologia no Enem: Relações Ecológicas Intraespecíficas

Há várias formas dos seres se relacionarem na natureza. Os seres podem ser divididos por espécies e, dessa forma, podemos dividir suas relações em interespecíficas (entre espécies diferentes) ou intraespecíficas (entre mesmas espécies).
Hoje veremos as relações intraespecíficas encontradas na natureza, conteúdo de biologia cobrado no Enem. Elas podem ser harmônicas (quando os dois indivíduos se beneficiam ou um se beneficia e o outro se mantém neutro) ou desarmônicas (quando pelo menos um indivíduo é prejudicado).

Relações Harmônicas

Colônia

Na colônia, os organismos ficam anatomicamente (fisicamente) juntos, podendo haver divisão de tarefas / funções. Todos eles levam vantagem, já que se beneficiam mutuamente do trabalho alheio. É o caso, por exemplo, de um recife de coral. Milhões de pequenos seres, conhecidos como pólipos, secretam um esqueleto rígido à sua volta e não são capazes de viver isoladamente.

Sociedade

Na sociedade, há divisão de trabalho de forma que os seres mutuamente se cooperam. A diferença entre a sociedade e a colônia é que, na sociedade, os indivíduos não ficam anatomicamente juntos, podendo, assim, mudar de grupo social. É o caso das abelhas, formigas e de nós, seres humanos.

Relações Desarmônicas

Competição

A competição intraespecífica ocorre por falta de recursos no ecossistema (como parceiro reprodutivo, alimento, água etc.) entre os indivíduos da mesma espécie. Nesses casos, os menos aptos a conseguirem determinado recurso sofrem prejuízo. Existe também a competição interespecífica, que veremos em um próximo artigo.

Canibalismo

O canibalismo ocorre quando um indivíduo se alimenta de outro da mesma espécie, ocorrendo, obviamente, a morte do segundo. O caso mais comentado é o da viúva-negra que, após o acasalamento, arrancam e comem a cabeça do macho.