BEM VINDOS . Lembrem-se que "cada um que passa em nossa vida passa sozinho, pois cada pessoa é única, e nenhuma substitui outra. Cada um que passa em nossa vida passa sozinho, mas não vai só, nem nos deixa sós: leva um pouco de nós mesmo, deixa sós: leva um pouco de nós mesmo, deixa um pouco de si mesmo." Até mais..
quarta-feira, 12 de agosto de 2020
sexta-feira, 5 de junho de 2020
DISCRIMINAÇÃO DAS ATIVIDADES: 2ª série BIOLOGIA
TEMA: A organização
celular da vida / A organização como características fundamental de todas
formas vivas / A organização e o funcionamento dos tipos básicos de células.
QUESTIONÁRIO
1º) Um estudante
escreveu o seguinte em uma prova: “As bactérias não têm núcleo nem DNA”.
Você concorda com o estudante? Justifique.
2º) Qual é a Organela que realiza a respiração celular? Como isso
acontece?
3º) O que é um ser Procarioto e um ser Eucarioto?
4º) Quais são as diferenças entre uma célula vegetal e uma animal?
5º) Aluno você possui Clorofila? Justifique.
6º)
Explique as funções:
·
a) Mitocondrias:
· b) Vácuolo:
·
c) Carioteca:
·
d) RER reticulo endoplasmático rugoso:
·
e) REL retículo endoplasmático liso:
·
f) Lisossomos:
·
g) Material genético:
·
h) Parede celular:
·
i) Membrana Celular:
·
j) Complexo de Golgi:
·
k) Ribossomos:
CAROS ALUNOS ENVIAR AS
ATIVIDIDADES VIA: FAZER PORTIFOLIO: ENTREGAR AS ATIVIDADES NO RETORNO AS AULAS
DISCRIMINAÇÃO DAS ATIVIDADES: 1ª series BIOLOGIA
TEMA:
CADEIA E TEIA ALIMENTAR / NÍVEIS TRÓFICOS / ECOSSISTEMAS TERRESTRES E
AQUÁTICOS.
OBS: Os alunos podem consultar o seu caderno, pois os temas propostos acima, já foram trabalhados e explicados, fora isso sempre deixarei anexado as vídeos aula para assistirem e realizarem as tarefas.
VIDEOS: CADEIA E TEIA ALIMENTAR:
OBS: Os alunos podem consultar o seu caderno, pois os temas propostos acima, já foram trabalhados e explicados, fora isso sempre deixarei anexado as vídeos aula para assistirem e realizarem as tarefas.
VIDEOS: CADEIA E TEIA ALIMENTAR:
QUESTIONÁRIO
1º) Em um determinado
Ecossistema o número dos predadores vem diminuindo cada vez mais devido a caça
predatória. Quais são as populações de seres vivos que cresceram em quantidade?
Quais são as populações de seres vivos que irão diminuir devido a morte dos
predadores?
2º) Quais são os
níveis tróficos de cada ser vivo na seguinte cadeia alimentar:
“planta – veado –
lobo – pulgas”
3º) Em determinado
Ecossistema o solo ficou infértil, os vegetais deixaram de se desenvolver e
então gerar frutos. Quais são os tipos de seres vivos afetados nessa tragédia?
4º) Defina teia
alimentar.
5º) Qual é o tipo de
cada ser vivo na cadeia alimentar:
- a) Frutos = vegetal
- b) Abelhas=
- c) Plantas =
- d) Urso =
- e) Bactérias =
- f) Corujas =
- g) Tubarão Branco =
- h) Gavião =
- i) Rato =
- j) Homem =
- k) Vaca =
- l) Piolho =
- m) Carrapato =
- n) Vermes =
CAROS ALUNOS ENVIAR AS
ATIVIDIDADES VIA: FAZER PORTIFOLIO: ENTREGAR AS ATIVIDADES NO RETORNO AS AULAS
sexta-feira, 22 de maio de 2020
terça-feira, 19 de maio de 2020
Os seres vivos e suas interações e Desequilíbrio ambiental
Aula 1: – Assistir o vídeo aula de
biologia no CMSP ou pelo Youtube
Aprenderemos no vídeo aula que:
ü
O que é equilíbrio ambiental.
ü
Existem diversas causas do desequilíbrio nos
ecossistemas.
ü
A industrialização contribui para os grandes
impactos ambientais.
ü
As consequências da poluição atmosférica.
ü
Propostas socioambientais.
Aula 2: – Realizar o portfólio do assunto assistido e
responder questões no Caderno
Questões
1. Após
assistir o vídeo responda as questões abaixo:
a) As imagens
representam ecossistemas marinhos. Eles encontram-se em equilíbrios?
b) Quais são
as principais causas dos problemas ambientais que afetam o nosso planeta?
c) Quais são
as consequências da poluição atmosférica?
d) Existem
situações em que a chuva pode prejudicar os seres vivos na natureza?
2. Considerando
o vídeo aula, uma alternativa viável para combater o efeito estufa é:
a) Incrementar
o processo de industrialização refrigerada para reduzir o calor irradiado pela
Terra.
b) Promover a
queima da biomassa vegetal, responsável pelo aumento do efeito estufa devido à
produção de CH4.
c) Reduzir o
desmatamento e ampliar as áreas de cobertura vegetal para assegurar o potencial
da vegetação em absorver o CO2 da atmosfera.
d) Aumentar a
concentração atmosférica de H2O, molécula capaz de absorver grande
quantidade de calor.
e) Remover
moléculas orgânicas polares da atmosfera, diminuindo a capacidade delas de
reter calor.
Assinar:
Postagens (Atom)