BEM VINDOS . Lembrem-se que "cada um que passa em nossa vida passa sozinho, pois cada pessoa é única, e nenhuma substitui outra. Cada um que passa em nossa vida passa sozinho, mas não vai só, nem nos deixa sós: leva um pouco de nós mesmo, deixa sós: leva um pouco de nós mesmo, deixa um pouco de si mesmo." Até mais..
sexta-feira, 22 de maio de 2020
terça-feira, 19 de maio de 2020
Os seres vivos e suas interações e Desequilíbrio ambiental
Aula 1: – Assistir o vídeo aula de
biologia no CMSP ou pelo Youtube
Aprenderemos no vídeo aula que:
ü
O que é equilíbrio ambiental.
ü
Existem diversas causas do desequilíbrio nos
ecossistemas.
ü
A industrialização contribui para os grandes
impactos ambientais.
ü
As consequências da poluição atmosférica.
ü
Propostas socioambientais.
Aula 2: – Realizar o portfólio do assunto assistido e
responder questões no Caderno
Questões
1. Após
assistir o vídeo responda as questões abaixo:
a) As imagens
representam ecossistemas marinhos. Eles encontram-se em equilíbrios?
b) Quais são
as principais causas dos problemas ambientais que afetam o nosso planeta?
c) Quais são
as consequências da poluição atmosférica?
d) Existem
situações em que a chuva pode prejudicar os seres vivos na natureza?
2. Considerando
o vídeo aula, uma alternativa viável para combater o efeito estufa é:
a) Incrementar
o processo de industrialização refrigerada para reduzir o calor irradiado pela
Terra.
b) Promover a
queima da biomassa vegetal, responsável pelo aumento do efeito estufa devido à
produção de CH4.
c) Reduzir o
desmatamento e ampliar as áreas de cobertura vegetal para assegurar o potencial
da vegetação em absorver o CO2 da atmosfera.
d) Aumentar a
concentração atmosférica de H2O, molécula capaz de absorver grande
quantidade de calor.
e) Remover
moléculas orgânicas polares da atmosfera, diminuindo a capacidade delas de
reter calor.
segunda-feira, 23 de março de 2020
Projeto de vida
•Diário de práticas e vivências:
Retomar
criação do Diário de Práticas e Vivências para completar os detalhes de sua
customização. Esse é o momento de fazer uso de outros materiais disponíveis em casa.
Lembrar que qualquer coisa pode
ser usada e ajudar os estudantes a decorá-lo.
•Escrever frases e usar figuras que tenham sentido para você. Se preferir, você pode desenhar alguma coisa em
cada página do Diário.
•Utilizar diferentes tipos de papel para compor as partes das páginas do Diário. Que tal fazer um padrão de
folhas coloridas?
•Tente fazer folhas específicas
para o uso do seu Diário, como, criar uma tabela para apresentação dos seus
dados e/ou criar páginas favoritas sobre o seu sonho, como “top 10” das suas melhores
descobertas sobre quem é você.
•Registre suas atividades através de fotos no celular e compartilhe no
grupo de WhatsApp da sua turma para que todos vejam suas ideias
•Assista bons filmes e selecione
aqueles que possam ajudar no projeto de vida de seus colegas anotando os nomes
no seu diário de práticas e vivências e compartilhando com todos.
•Anote também as partes dos filmes
que você mais gostou e que trouxeram uma boa mensagem.
•Faça uma reflexão sobre o momento
que estamos vivendo e como está sendo sua experiencia neste período, comente
sobre o ambiente familiar e quais as principais mudanças que ocorreram na sua
vida durante essas semanas.
Se precisar de ajuda você pode me mandar uma mensagem nas redes
sociais.
Bom trabalho e tire um tempo para se divertir com sua família, crie
brincadeiras, cantem, leiam bons livros, assista filmes, joguem seus games
favoritos, conversem e riam bastante.
domingo, 15 de março de 2020
Recapitulando o ensino de ciências sobre o assunto fisiologia humana
Questões dissertativas
1.
Qual a função do sistema nervoso? E como pode
ser dividido?
2.
O que são neurônios e quais suas partes? Faça um
esquema.
3.
O que são sinapses? Onde ocorrem?
4.
Em quais partes o encéfalo pode ser dividido? Dê
suas funções básicas.
5.
Qual a função da medula espinhal? Onde se
localiza?
6.
Em que partes o sistema nervoso autônomo pode
ser dividido e o que cada uma faz?
7.
Dê as funções dos seguintes órgãos: útero, ovários,
tubas uterinas, fimbrias, vagina, próstata, epidídimo, uretra (feminina e
masculina), testículos, saco escrotal, vesículas seminais, canais deferentes,
corpos esponjosos e cavernosos, glândulas bulbouretrais e prepúcio.
8.
Quais os hormônios femininos masculinos e onde
são produzidos? Dê a função que eles desempenham no organismo.
9.
O que é a menstruação? Como e por que ocorre?
10.
O que é o endométrio e qual sua função?
11.
O que é o sêmen e qual sua composição?
12.
O que é fecundação? Como ocorre no ser humano?
13.
O que é nidação, hímen e zigoto?
14.
Em que fase da vida são produzidos os gametas
femininos e masculinos?
15.
Adolescência e puberdade compreendem qual período
da vida?
16.
Onde ocorre a fecundação e o que acontece depois
que ela aconteceu?
17.
Qual a função da placenta?
18.
O que é a ovulação e quando ela ocorre?
19.
Por que os testículos precisam ficar no saco escrotal,
fora do corpo masculino? Qual a consequência dos testículos não descerem para a
bolsa escrotal?
20.
Qual o outro nome das tubas uterinas?
Qual o outro nome das tubas uterinas?
Assinar:
Postagens (Atom)