sexta-feira, 5 de junho de 2020

DISCRIMINAÇÃO DAS ATIVIDADES: 2ª série BIOLOGIA

TEMA: A organização celular da vida / A organização como características fundamental de todas formas vivas / A organização e o funcionamento dos tipos básicos de células.






QUESTIONÁRIO
1º) Um estudante escreveu o seguinte em uma prova: “As bactérias não têm núcleo nem DNA”. Você concorda com o estudante? Justifique.
2º) Qual é a Organela que realiza a respiração celular? Como isso acontece?
3º) O que é um ser Procarioto e um ser Eucarioto?
4º) Quais são as diferenças entre uma célula vegetal e uma animal?
5º) Aluno você possui Clorofila? Justifique.
6º) Explique as funções:
·         a) Mitocondrias:
·         b) Vácuolo:
·         c) Carioteca:
·         d) RER reticulo endoplasmático rugoso:
·         e) REL retículo endoplasmático liso:
·         f) Lisossomos:
·         g) Material genético:
·         h) Parede celular:
·         i) Membrana Celular:
·         j) Complexo de Golgi:
·         k) Ribossomos: 


CAROS ALUNOS ENVIAR AS ATIVIDIDADES VIA: FAZER PORTIFOLIO: ENTREGAR AS ATIVIDADES NO RETORNO AS AULAS

DISCRIMINAÇÃO DAS ATIVIDADES: 1ª series BIOLOGIA

TEMA: CADEIA E TEIA ALIMENTAR / NÍVEIS TRÓFICOS / ECOSSISTEMAS TERRESTRES E AQUÁTICOS.
OBS: Os alunos podem consultar o seu caderno, pois os temas propostos acima, já foram trabalhados e explicados, fora isso sempre deixarei anexado as vídeos aula para assistirem e realizarem as tarefas.
VIDEOS: CADEIA E TEIA ALIMENTAR:



QUESTIONÁRIO
1º) Em um determinado Ecossistema o número dos predadores vem diminuindo cada vez mais devido a caça predatória. Quais são as populações de seres vivos que cresceram em quantidade? Quais são as populações de seres vivos que irão diminuir devido a morte dos predadores?
2º) Quais são os níveis tróficos de cada ser vivo na seguinte cadeia alimentar:
“planta – veado – lobo – pulgas”
3º) Em determinado Ecossistema o solo ficou infértil, os vegetais deixaram de se desenvolver e então gerar frutos. Quais são os tipos de seres vivos afetados nessa tragédia?
4º) Defina teia alimentar.
5º) Qual é o tipo de cada ser vivo na cadeia alimentar:
  • a) Frutos = vegetal
  • b) Abelhas=
  • c) Plantas =
  • d) Urso =
  • e) Bactérias =
  • f) Corujas =
  • g) Tubarão Branco =
  • h) Gavião =
  • i) Rato =
  • j) Homem =
  • k) Vaca =
  • l) Piolho =
  • m) Carrapato =
  • n) Vermes =
CAROS ALUNOS ENVIAR AS ATIVIDIDADES VIA: FAZER PORTIFOLIO: ENTREGAR AS ATIVIDADES NO RETORNO AS AULAS

terça-feira, 19 de maio de 2020

Os seres vivos e suas interações e Desequilíbrio ambiental

 


Aula 1: – Assistir o vídeo aula de biologia no CMSP ou pelo Youtube
Aprenderemos no vídeo aula que:
ü  O que é equilíbrio ambiental.
ü  Existem diversas causas do desequilíbrio nos ecossistemas.
ü  A industrialização contribui para os grandes impactos ambientais.
ü  As consequências da poluição atmosférica.
ü  Propostas socioambientais.
Aula 2:  – Realizar o portfólio do assunto assistido e responder questões no Caderno
Questões
1.       Após assistir o vídeo responda as questões abaixo:
a)      As imagens representam ecossistemas marinhos. Eles encontram-se em equilíbrios?
b)      Quais são as principais causas dos problemas ambientais que afetam o nosso planeta?
c)       Quais são as consequências da poluição atmosférica?
d)      Existem situações em que a chuva pode prejudicar os seres vivos na natureza?
2.       Considerando o vídeo aula, uma alternativa viável para combater o efeito estufa é:
a)      Incrementar o processo de industrialização refrigerada para reduzir o calor irradiado pela Terra.
b)      Promover a queima da biomassa vegetal, responsável pelo aumento do efeito estufa devido à produção de CH4.
c)       Reduzir o desmatamento e ampliar as áreas de cobertura vegetal para assegurar o potencial da vegetação em absorver o CO2 da atmosfera.
d)      Aumentar a concentração atmosférica de H2O, molécula capaz de absorver grande quantidade de calor.
e)       Remover moléculas orgânicas polares da atmosfera, diminuindo a capacidade delas de reter calor.

segunda-feira, 23 de março de 2020

Projeto de vida

•Diário de práticas e vivências:
Retomar criação do Diário de Práticas e  Vivências para completar os detalhes de sua
 customização.  Esse é o momento de fazer uso de outros materiais disponíveis em casa.
 Lembrar que qualquer coisa pode ser usada e  ajudar os estudantes a decorá-lo.

Escrever frases e usar figuras  que tenham sentido para  você. Se preferir, você pode desenhar  alguma coisa em cada página  do Diário.
Utilizar diferentes tipos de  papel para compor as partes das páginas do Diário. Que tal fazer um padrão de folhas  coloridas?
Tente fazer folhas específicas para o uso do seu Diário, como, criar uma tabela para apresentação dos seus dados e/ou criar páginas favoritas sobre o seu sonho, como “top 10” das suas melhores descobertas sobre quem é você.
Registre suas atividades através de fotos no celular e compartilhe no grupo de WhatsApp da sua turma para que todos vejam suas ideias
Assista bons filmes e selecione aqueles que possam ajudar no projeto de vida de seus colegas anotando os nomes no seu diário de práticas e vivências e compartilhando com todos.
Anote também as partes dos filmes que você mais gostou e que trouxeram uma boa mensagem.
Faça uma reflexão sobre o momento que estamos vivendo e como está sendo sua experiencia neste período, comente sobre o ambiente familiar e quais as principais mudanças que ocorreram na sua vida durante essas semanas.

Se precisar de ajuda você pode me mandar uma mensagem nas redes sociais.

Bom trabalho e tire um tempo para se divertir com sua família, crie brincadeiras, cantem, leiam bons livros, assista filmes, joguem seus games favoritos, conversem e riam bastante.

domingo, 15 de março de 2020

Recapitulando o ensino de ciências sobre o assunto fisiologia humana


Questões dissertativas

1.       Qual a função do sistema nervoso? E como pode ser dividido?

2.       O que são neurônios e quais suas partes? Faça um esquema.

3.       O que são sinapses? Onde ocorrem?

4.       Em quais partes o encéfalo pode ser dividido? Dê suas funções básicas.

5.       Qual a função da medula espinhal? Onde se localiza?

6.       Em que partes o sistema nervoso autônomo pode ser dividido e o que cada uma faz?

7.       Dê as funções dos seguintes órgãos: útero, ovários, tubas uterinas, fimbrias, vagina, próstata, epidídimo, uretra (feminina e masculina), testículos, saco escrotal, vesículas seminais, canais deferentes, corpos esponjosos e cavernosos, glândulas bulbouretrais e prepúcio.

8.       Quais os hormônios femininos masculinos e onde são produzidos? Dê a função que eles desempenham no organismo.

9.       O que é a menstruação? Como e por que ocorre?

10.   O que é o endométrio e qual sua função?

11.   O que é o sêmen e qual sua composição?

12.   O que é fecundação? Como ocorre no ser humano?

13.   O que é nidação, hímen e zigoto?

14.   Em que fase da vida são produzidos os gametas femininos e masculinos?

15.   Adolescência e puberdade compreendem qual período da vida?

16.   Onde ocorre a fecundação e o que acontece depois que ela aconteceu?

17.   Qual a função da placenta?

18.   O que é a ovulação e quando ela ocorre?

19.   Por que os testículos precisam ficar no saco escrotal, fora do corpo masculino? Qual a consequência dos testículos não descerem para a bolsa escrotal?

20.   
Qual o outro nome das tubas uterinas?










Atenção alunos coloquem seus comentários sobre os videos assistidos