sexta-feira, 5 de junho de 2020

DISCRIMINAÇÃO DAS ATIVIDADES: 2ª série BIOLOGIA

TEMA: A organização celular da vida / A organização como características fundamental de todas formas vivas / A organização e o funcionamento dos tipos básicos de células.






QUESTIONÁRIO
1º) Um estudante escreveu o seguinte em uma prova: “As bactérias não têm núcleo nem DNA”. Você concorda com o estudante? Justifique.
2º) Qual é a Organela que realiza a respiração celular? Como isso acontece?
3º) O que é um ser Procarioto e um ser Eucarioto?
4º) Quais são as diferenças entre uma célula vegetal e uma animal?
5º) Aluno você possui Clorofila? Justifique.
6º) Explique as funções:
·         a) Mitocondrias:
·         b) Vácuolo:
·         c) Carioteca:
·         d) RER reticulo endoplasmático rugoso:
·         e) REL retículo endoplasmático liso:
·         f) Lisossomos:
·         g) Material genético:
·         h) Parede celular:
·         i) Membrana Celular:
·         j) Complexo de Golgi:
·         k) Ribossomos: 


CAROS ALUNOS ENVIAR AS ATIVIDIDADES VIA: FAZER PORTIFOLIO: ENTREGAR AS ATIVIDADES NO RETORNO AS AULAS

DISCRIMINAÇÃO DAS ATIVIDADES: 1ª series BIOLOGIA

TEMA: CADEIA E TEIA ALIMENTAR / NÍVEIS TRÓFICOS / ECOSSISTEMAS TERRESTRES E AQUÁTICOS.
OBS: Os alunos podem consultar o seu caderno, pois os temas propostos acima, já foram trabalhados e explicados, fora isso sempre deixarei anexado as vídeos aula para assistirem e realizarem as tarefas.
VIDEOS: CADEIA E TEIA ALIMENTAR:



QUESTIONÁRIO
1º) Em um determinado Ecossistema o número dos predadores vem diminuindo cada vez mais devido a caça predatória. Quais são as populações de seres vivos que cresceram em quantidade? Quais são as populações de seres vivos que irão diminuir devido a morte dos predadores?
2º) Quais são os níveis tróficos de cada ser vivo na seguinte cadeia alimentar:
“planta – veado – lobo – pulgas”
3º) Em determinado Ecossistema o solo ficou infértil, os vegetais deixaram de se desenvolver e então gerar frutos. Quais são os tipos de seres vivos afetados nessa tragédia?
4º) Defina teia alimentar.
5º) Qual é o tipo de cada ser vivo na cadeia alimentar:
  • a) Frutos = vegetal
  • b) Abelhas=
  • c) Plantas =
  • d) Urso =
  • e) Bactérias =
  • f) Corujas =
  • g) Tubarão Branco =
  • h) Gavião =
  • i) Rato =
  • j) Homem =
  • k) Vaca =
  • l) Piolho =
  • m) Carrapato =
  • n) Vermes =
CAROS ALUNOS ENVIAR AS ATIVIDIDADES VIA: FAZER PORTIFOLIO: ENTREGAR AS ATIVIDADES NO RETORNO AS AULAS

terça-feira, 19 de maio de 2020

Os seres vivos e suas interações e Desequilíbrio ambiental

 


Aula 1: – Assistir o vídeo aula de biologia no CMSP ou pelo Youtube
Aprenderemos no vídeo aula que:
ü  O que é equilíbrio ambiental.
ü  Existem diversas causas do desequilíbrio nos ecossistemas.
ü  A industrialização contribui para os grandes impactos ambientais.
ü  As consequências da poluição atmosférica.
ü  Propostas socioambientais.
Aula 2:  – Realizar o portfólio do assunto assistido e responder questões no Caderno
Questões
1.       Após assistir o vídeo responda as questões abaixo:
a)      As imagens representam ecossistemas marinhos. Eles encontram-se em equilíbrios?
b)      Quais são as principais causas dos problemas ambientais que afetam o nosso planeta?
c)       Quais são as consequências da poluição atmosférica?
d)      Existem situações em que a chuva pode prejudicar os seres vivos na natureza?
2.       Considerando o vídeo aula, uma alternativa viável para combater o efeito estufa é:
a)      Incrementar o processo de industrialização refrigerada para reduzir o calor irradiado pela Terra.
b)      Promover a queima da biomassa vegetal, responsável pelo aumento do efeito estufa devido à produção de CH4.
c)       Reduzir o desmatamento e ampliar as áreas de cobertura vegetal para assegurar o potencial da vegetação em absorver o CO2 da atmosfera.
d)      Aumentar a concentração atmosférica de H2O, molécula capaz de absorver grande quantidade de calor.
e)       Remover moléculas orgânicas polares da atmosfera, diminuindo a capacidade delas de reter calor.