Atividade lúdica:
Quebra do equilíbrio ambiental
Objetivos
1. Observar as diferentes causas do
desequilíbrio ambiental.
2. Buscar informações em diferentes
fontes, priorizando dados.
3. Analisar criticamente os problemas
ambientais, aprimorando uma atitude mais ética e conservacionista nos alunos.
4. Aprofundar os estudos em um tema
específico e apresentá-lo à classe.
Introdução
Em um ecossistema é necessário que
todos os seres abióticos (não vivos) e bióticos (vivos) estejam em equilíbrio,
podendo esse estado ser chamado de sinergia ambiental. Essa expressão designa
um processo coordenado e integrado de diferentes fatores com um objetivo comum.
Portanto, quando há uma quebra desse equilíbrio, faz-se necessário um estudo
levantando as causas e conseqüências do problema, bem como atuar para modificar
esse panorama.
Estratégias
1. Formar grupos de quatro alunos.
2. Combinar com os grupos qual(is)
tema(s) deverá(ão) ser pesquisado(s).
Sugestões de temas:
Sugestões de temas:
A - Alterações bióticas:
- introdução de espécies
- extinção de espécies
B - Alterações abióticas:
- poluição sonora
- poluição térmica (inversão térmica,
efeito estufa)
- poluição do ar (chuva ácida)
- poluição por elementos radiativos
(camada de ozônio)
- poluição por substâncias não
biodegradáveis
- poluição por derramamento de
petróleo
- poluição por eutrofização
- lixo
3. Solicitar que tragam seus
materiais de pesquisa, a fim de orientá-los.
4. Priorizar e aprofundar as
informações, selecionando os dados que serão utilizados pelos alunos nas apresentações.
5. Disponibilizar uma aula para
finalização do trabalho e discussão sobre a forma de apresentação.
6. Marcar com antecedência a data de
apresentação.
Dicas
O professor deverá realizar uma
avaliação solicitando o parecer dos alunos: eles devem dizer qual(is)
trabalho(s) se destacou(aram), justificando suas respostas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá muito obrigada por realizar seu comentário em breve responderei se for necessário.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.