sábado, 20 de junho de 2015

SITUAÇÃO DE DENGUE E CHIKUNGUNYA NO ESTADO DE SÃO PAULO

A Superintendência de Controle de Endemias – SUCEN da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, em reunião do Comitê Estadual de Mobilização contra a Dengue, apresentou o panorama geral da situação de Dengue no Estado, com informações sobre dengue, sua distribuição nos municípios, conforme a incidência e número de casos. O conhecimento destas informações deve contribuir para o planejamento de ações preventivas para o Ano Dengue 2014/2015, iniciado em 1º de julho de 2014, com término em 30 de julho de 2015. Nessa ocasião também foi apresentada a situação da doença Chikungunya no Brasil. 
No que se refere à Dengue, em 2014 foram registrados 188.922 casos de dengue com 81 óbitos no estado de São Paulo, uma diminuição em relação ao ano anterior. Apesar destes dados, a SUCEN recomenda atenção especial para os municípios classificados na faixa de “alerta”, de acordo com a incidência e seu porte populacional. Destes, chama a atenção para: Araçatuba, Araraquara, Bauru, Caraguatatuba, Jales, Marília e a região da Baixada Santista.
Houve destaque também para o fato de que, em 2014, apenas 5% das moradias vistoriadas apresentaram problemas relacionados aos materiais inservíveis e depósitos domiciliares, ao acondicionamento de lixo e ao armazenamento de água. 
Este ano a SUCEN o Plano de Controle da Dengue, que propõe uma ação para cada eixo, tendo em vista: 
* Reduzir a transmissão da doença; 
* Evitar a expansão da transmissão da doença para novas áreas; 
* Reduzir a letalidade e a ocorrência de casos graves de dengue. 
* Encontram-se também disponíveis no site materiais de divulgação e informações técnicas. 
Considerando-se que a SUCEN estabelece o Ano Dengue, levando em conta os períodos de chuva e de estiagem e ainda considerando-se a estiagem que nosso Estado atravessa, chamamos a atenção para a importância de que o armazenamento de água seja feito com cuidado. Os recipientes utilizados como reservatórios devem estar cobertos de tal forma que não permita acúmulo de água no caso de ocorrência de chuva. 
Tendo em vista que as escolas intensificam suas ações de mobilização no mês de novembro, ampliando ou fortalecendo a abordagem do assunto na programação curricular, chamamos a atenção para a continuidade dessas ações, pois a Dengue tem sua evolução entre
os meses de novembro e abril. Assim, as providências e medidas de prevenção desenvolvidas devem ser estendidas durante todo o verão, tendo em vista a diminuição do mosquito transmissor da dengue. 
Nesse sentido, destacamos a importância de que os gestores, incluam ações de conservação do prédio escolar e suas dependências, observando as recomendações preconizadas pela SUCEN. Para tanto, é importante a realização de vistoria nas instalações das Unidades Escolares que pode ser agendada com as Regionais da SUCEN e das SUVIS – Supervisões de Vigilância em Saúde (Município de São Paulo). 
A doença Chikungunya, causada por vírus Alphavirus, é transmitida pelos mosquitos Aedes aegypty e Aedes albopictus, ou seja, sua transmissão é feita pelo mosquito do mesmo gênero do mosquito transmissor da dengue. Os sintomas da Chikungunya (que significa “aquele que se dobra” em língua do leste africano) são característicos de virose, podendo perdurar de 06 meses até 01 ano. De acordo com a SUCEN, os casos de Chikungunya no Brasil são importados do Caribe, Venezuela, Haiti, República Dominicana e El Salvador, totalizando 789 casos, assim distribuídos: Amapá – 330; Bahia – 458 e Minas Gerais – 01. 
Sendo considerada uma doença emergente e que se mostra em expansão, a Chikungunya deve receber a mesma atenção que a Dengue, uma vez que ambas tem o mesmo mosquito como vetor. Estas e outras informações contidas nos links abaixo poderão contribuir para o planejamento de ações a serem desenvolvidas em suas regiões. 
* Página da SUCEN 
* http://www.saude.sp.gov.br/sucen-superintendencia-de-controle-de-endemias/
* Página do CVE – Centro de Vigilância Epidemiológica 
http://www.cve.saude.sp.gov.br/
* Página da Secretaria de Estado da Saúde 
http://www.saude.sp.gov.br/coordenadoria-de-controle-de-doencas/homepage/noticias/novos-e-velhos-desafios-o-estado-de-sao-paulo-prepara-acoes-para-o-enfrentamento-da-dengue-e-chikungunya 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá muito obrigada por realizar seu comentário em breve responderei se for necessário.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.