Certa vez os animais resolveram preparar seus filhos para enfrentar as dificuldades do mundo atual e, para isso, organizaram uma escola. adotaram um currículum prático, que constava de:
- corrida;
- escalagem;
- natação e
- võo.
Pra facilitar o ensino, todos os alunos deveriam aprender todas as matérias.
O pato era exímio em natação (melhor que o seu professor) e conseguiu notas regulares em vôo - mas era aluno muito fraco em corrida e escalagem. Para compensar esta fraqueza ficava retido na escola todo dia, fazendo exercícios extras. De tanto treinar a corrida, ficou com os pés terrivelmente esfolados e, não conseguia mais nadar como antes. entretanto, como o sistema de promoção era a média aritmética das notas nos vários cursos, ele conseguiu ser um aluno sofrível e ninguém se preocupou com o fato, exceto, naturalmente, o pobre pato.
O coelho era o melhor aluno do curso de corrida, mas sofreu tremendamente e acabou com um esgotamento nervoso, de tanto tentar a natação.
O esquilo subia admiravelmente, conseguindo belas notas no curso de escalagem. Mas foi frustrado no de voo, pois o professor obrigava a voar de baixo para cima, e ele insistia em usar os seus métodos, isto é, em trepar na árvore e voar de lá para o chão. Ele teve que se esforçar tanto em natação, que acabou por passar com notas mínimas em escalagem.
A águia foi uma criança problema, severamente castigada desde o primeiro dia do curso, porque usava métodos exclusivos dela para atravessar o rio e trepar nas árvores.
No fim do ano a enguia anormal, que tinha nadadeiras, conseguiu a melhor nota em todos os cursos, e foi a oradora da turma.
Os ratos e cães de caça não entraram na escola porque a administração se recusou a incluir duas matérias que eles julgavam importantes: como escavar tocas e como escolher esconderijos. Acabaram por abrir uma escola particular, junto com as marmotas, e, desde o princípio, conseguiram grande sucesso.
Observação: O que faremos com os outros animais?????