domingo, 28 de setembro de 2014

Caderno do aluno -9º ano - volume 2 - Situação de aprendizagem 1- Humano em movimento

Sistema ósseo e Articulações









Currículo + :Tecnologia e Metodologia

 Só vale levar a tecnologia para a classe se ela estiver a serviço dos conteúdos. Isso exclui, por exemplo, as apresentações em Power Point que apenas tornam as aulas mais divertidas (ou não!), os jogos de computador que só entretêm as crianças ou aqueles vídeos que simplesmente cobrem buracos de um planejamento malfeito. Do ponto de vista do aprendizado, essas ferramentas devem colaborar para trabalhar  conteúdos que muitas vezes nem poderiam ser ensinados sem elas. 
Professora Regina Scarpa, Coordenadora Pedagógica da Revista NOVA ESCOLA.

A incorporação das inovações tecnológicas só tem sentido se contribuir para a melhoria da qualidade do ensino. A simples presença de novas tecnologias na escola não é, por si só, garantia de maior qualidade na educação, pois a aparente modernidade pode mascarar um ensino tradicional baseado na recepção e na memorização de informações "(GATTI, 1993). 
Profª. Bernadete Gatti, Universidade de São Paulo (USP).





quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Orientação sobre o TCC e sobre como apresentar

Orientação
Olá galera da 1ª série, como prometi a vocês sobre as orientações para apresentação dos trabalhos e também o modelo do TCC ( Trabalho de Conclusão de Curso) para iniciantes:

  • leia as orientações abaixo sobre apresentação;
  • Na "categoria" que fica do lado direto da tela do computador tem o marcador "atividades", aonde será encontrado o modelo  TCC para ser utilizado.
Qualquer dúvidas, deixe seu comentário abaixo deste assunto que tentarei resolver. 
Abraços.

         COMO APRESENTAR T.C.C.
Passos da apresentação
A.      O que quero falar?
B.      Preparação slides/lâminas.
C.      O que não sei sobre o assunto?
D.      Como devo ensaiar a apresentação?
E.       Um dia antes…
F.       O dia!
A.      O que quero falar?
Estrutura da Apresentação:
1.       Título
2.       Introdução
3.       Objetivos
4.       Desenvolvimento
5.       Resultados
6.       Conclusão
Quais as regras da sessão:
A duração permitida da apresentação: 20 minutos. E a sessão de perguntas: 20 minutos.
B.      Preparação slides
1.       Recursos audio-visuais disponíveis – (Datashow);
2.       Características da sala;
3.       Use um programa de slides do tipo PowerPoint;
4.       Respeitar o limite de 1cm para as margens;
5.       Nunca use fonte menor que 18;
6.       Preferencialmente use fonte arial, 24 a 36 para o corpo e 40 a 70 para o título de cada slide;
7.       Calcule em média 1 min. por slide;
8.       Use cores com contraste adequado entre fundo e texto. Se necessário, use negrito para aumentar o contraste;
9.       Seja criativo, mas escolha cores e insira ilustrações;
10.   Várias cópias (disquete, Cd, email).
Quantos slides preciso?
·         Título 1
·         Introdução 2
·         Objetivos 2 a 3
·         Desenvolvimento 5 a 7
·         Resultados 3 a 5
·         Conclusão 2
·         Total 15 a 20
Obs: slides mensagem final
Qual a melhor sequência para a apresentação?
1.       Pelas etapas de execução
2.       Do mais simples ao mais complexo
3.       Pela ordem dos objetivos
Observação
1.       Ensaie!
2.       Acerte uma velocidade de apresentação que você se sinta bem!
Revisando
1.       Conteúdo dos slides:
2.       A justificativa do estudo fica evidenciada na introdução?
3.       Há coerência entre objetivos, desenvolvimento, resultados e conclusões?
4.       Os resultados principais estão adequadamente enfatizados?
5.       Narração
6.       Início, meio e fim
7.       Tom de voz
8.       Gestos
9.       Posicionamento.

C.      O que não sei sobre o assunto? O que preciso estudar?
1.       Questões específicas que eu sei que não sei;
2.       Práticas existentes e literaturas complementares sobre o assunto;
3.       Sobre o contexto geral, onde está inserido o tema.
Organize-se
1.       Anote questões relevantes que você precisa estudar;
2.       Anote dados que você poderá ´precisar no dia;

D.      Como devo ensaiar a apresentação?
1.       Sozinho (gravando se possível);
2.       Com colegas, familiares (peça os pontos positivos e negativos);
3.       Colegas que dominam ou não o assunto;
4.       Com o (a) orientador (a);

E.       Um dia antes...
1.       Verificar o local e horário;
2.       Conferir os slides e lâminas se estão funcionando;
3.       Rever suas anotações e artigos;
4.       Refazer um ensaio final;
5.       Relaxar, meditar;
6.       E dormir tranquilamente, “pois o que tem de ser será”;
F.       O dia!
Três pontos fundamentais:
1.       Chegando cedo;
2.       Apresentando com convicção;
3.       Enfrentando a sessão de discussão;
4.       Tenha muita serenidade.
Chegando cedo!
1.       Verifique se é a sala correta;
2.       Cheque a ordem dos slides;
3.       Posicione-se bem:
·         A plateia vê bem a projeção?
·         Você vê bem a Platéia?
Apresentando com convicção
1.       Olhe para as pessoas;
2.       Respire fundo;
3.       Acredite, seu assunto é muito interessante;
4.       Tranquilize: você se preparou;
5.       Lembre-se você é capaz;
6.       Respeite a velocidade do ensaio;
7.       Se descobrir erros nos slides, desculpe-se e continue.
8.       Finalize, por exemplo, “muito Obrigado”.
Enfrentando a sessão de perguntas
1.       Composição da banca;
2.       Dois convidados (professores ou convidados);
Porque as pessoas perguntam/ comentam?
1.       Porque querem uma informação adicional;
2.       Porque não compreenderam bem;
3.       Porque querem ajudar;
4.       Porque estão avaliando sua postura e domínio.
Como você responde:
1.       Aberto as sugestões/críticas;
2.       Admitindo que não sabe a resposta, quando for o caso, se a pergunta for relevante, aproveite para elogiá-la;
3.       Respondendo o máximo de perguntas com segurança;
4.       Agradecendo sugestões/críticas;
5.       Parabéns, você conseguiu !!!!!!!

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Apostila completa de biologia 2ª série

Olá alunos,
abaixo posto o conteúdo da 2ª série para o 1º semestre. Tudo que está no sumário será passado em sala de aula. Aproveitem o link e abaixem a apostila.

SUMÁRIO
Unidade I – Célula
I.        Mapa conceitual da célula................................................................................ 3
II.      Resumo da célula ............................................................................................ 4
III.    Paródia ........................................................................................................... 6
IV.    ATIVIDADE – CÉLULA .......................................................................................
Unidade I – GENÉTICA – IMPORTÂNCIA E EVOLUÇÃO DA GENÉTICA
        I.            Introdução ....................................................................................................... 7
      II.            Reprodução dos seres vivos e reprodução celular .............................................. 8
Reprodução dos seres vivos .......................................................................................... 8
Reprodução celular ....................................................................................................... 9
ATIVIDADES - Introdução à genética- Reprodução dos seres vivos e reprodução celular .. 12
    III.            Transmissão dos caracteres hereditários ........................................................... 15
    IV.            Os experimentos de Mendel ............................................................................ 17
ATIVIDADES - Primeira Lei de Mendel - Lei da Segregação dos Fatores ........................... 20
ATIVIDADES 2 - Primeira Lei de Mendel - Lei da Segregação dos Fatores ......................... 21
ATIVIDADES 3 - Primeira Lei de Mendel - Lei da Segregação dos Fatores ......................... 22
      V.            Construindo heredogramas ............................................................................... 23
ATIVIDADES - Construindo Heredogramas ..................................................................... 24

Unidade II – GENÉTICA – OS SISTEMAS SANGUINEOS
I.                    Introdução ................................................................................................ 26
II.                  O Sistema ABO .......................................................................................... 26
ATIVIDADES - Sistema ABO .......................................................................................... 28
III.                O Sistema Rh ............................................................................................. 29
IV.                Eritroblastose Fetal .................................................................................... 30
ATIVIDADES - Sistema Rh e Eritroblastose fetal ............................................................. 31

Unidade III – A HERANÇA LIGADA AO SEXO.
I.                    A determinação do sexo ............................................................................ 31
II.                  A herança ligada ao sexo ............................................................................ 32
ATIVIDADES - Determinação do sexo - A herança ligada ao sexo .................................... 34
Referencias.................................................................................................................. 34

O material completo está no link abaixo:
https://drive.google.com/open?id=1BxlRb3rU0o-hlUnSAffjIQOWAZjIMKRn


Caderno do aluno - 2ª série - volume 2 - Situação de aprendizagem 1 - Debates sobre transgênicos

Caderno do aluno - 2ª série - volume 2 - Situação de aprendizagem 1 - Como produzir um alimento transgênico?