quinta-feira, 18 de junho de 2015

Considerações sobre o Jovem Doutor

Considerações sobre o Jovem Doutor


Prof. Dr. Chao Lung Wen
Chefe da Disciplina de Telemedicina


Ao contrário do que o nome sugere, o Jovem Doutor não significa o jovem médico, mas ele sugere o jovem com um bom conhecimento em algum assunto específico que possa ajudar uma comunidade. Neste caso, temos o envolvimento de todos os estudantes das 14 profissões de saúde reconhecidas pelo MEC e Ministério da Saúde, além de outras áreas como engenharia, arquitetura, administração, entre outros.

O Projeto Jovem Doutor é uma atividade multiprofissional, a qual utiliza recursos de Telemedicina, educação a distância e do Projeto Homem Virtual, com o propósito de incentivar os estudantes dos ensinos médio e superior a realizarem trabalhos cooperados que promovam a saúde e melhorem a qualidade de vida de comunidades necessitadas através de uma ação sustentada.

Dentro do contexto do Jovem Doutor, pode-se incorporar assuntos tais como a preservação de ecossistemas e mananciais de água, ou mesmo reciclagem de "lixos". Estas ações poderão ajudar as comunidades a desenvolverem algumas dinâmicas que auxiliarão na sustentabilidade do processo.

Trata-se de uma oportunidade de exercício de cidadania e de iniciação científica, com aplicação prática dos conhecimentos obtidos em sala de aula, sob a orientação do professores. Proporciona aos alunos do ensino superior a compreensão das características da atenção básica em saúde. A partir da interação com estudantes de outras profissões é possível promover a saúde global das comunidades selecionadas. Para os alunos do ensino médio, o Projeto Jovem Doutor representa uma chance de inclusão digital e de aprendizado sobre saúde, por meio de Cursos de Extensão Universitária. Também possibilita o desenvolvimento de um papel social na sua própria comunidade, com o conhecimento da infra-estrutura de saúde da cidade. Ainda permite aprender mais sobre a dinâmica de uma universidade, na fase da vida que antecede a escolha profissional.

Além destes aspectos, o Jovem Doutor é uma ação da universidade para a sociedade, a qual estabelece um processo de compromisso social em diversas regiões e segmentos profissionais. As temáticas abordadas são selecionadas e desenvolvidas em conjunto com os moradores das comunidades, de acordo com as necessidades locais, criando um elo de responsabilidade e motivação.

Para que estas metas sejam alcançadas, é recomendável o envolvimento das secretarias de educação e de saúde dos municípios. Entre as ferramentas empregadas no projeto estão: Homem Virtual, vídeos educacionais (Geração Saúde do MEC ou vídeos desenvolvidos pelos alunos), educação a distância, webconferência, listas de discussão e ambulatório virtual.

Curso a distância reforçará o ensino em saúde das escolas

Curso a distância reforçará o ensino em saúde das escolas


Alunos e professores dos ensinos fundamental II e médio irão desvendar mistérios do corpo humano e aprender como promover a saúde nas comunidades, usando tecnologias como o Projeto Homem Virtual e impressoras 3D

A Disciplina de Telemedicina (DTM) do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina (FM) da USP oferece, a alunos e professores da educação básica, o Pré-curso do Programa Jovem Doutor Redes. O curso de extensão aborda temas, na área de saúde, que são vistos na grade curricular dos ensinos fundamental II e médio. Também fornece um panorama do papel das atuais tecnologias no aprendizado em saúde (entre elas a computação gráfica associada ao uso de impressoras 3D) e de iniciativas socioeducativas como o Programa Jovem Doutor e o Projeto Homem Virtual, que podem contribuir para a propagação da saúde nas escolas e comunidades.
O curso acontecerá nos dias 15 a 19 de junho de 2015, e será totalmente a distância, o que permite maior flexibilidade nos estudos. A cada dia, serão liberados vídeos de educação aplicada e sequências do Projeto Homem Virtual. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no portal do Programa Jovem Doutor Redes. As vagas são limitadas. Inscreva-se agora! 
Entre os temas abordados através de vídeos do Homem Virtual, estão: locomoção, visão, audição, fonação, coluna, estrutura da pele, câncer de pele, hidratação da pele, fotoproteção, tabagismo, drogas e álcool. Também serão vistos, por meio de vídeos de dramaturgia, assuntos de grande interesse pelos adolescentes, como sexualidade, puberdade, métodos contraceptivos, Doenças Sexualmente Transmissíveis, saúde bucal e nutricional. Para serem aprovados, os inscritos no curso terão de participar ativamente, acessando o material didático, postando dúvidas e respondendo aos testes e ao questionário final.
 Oportunidade 
Participantes que finalizarem este curso terão prioridade para participar da terceira edição do curso Educação e Promoção de Saúde por meio de Teleducação Interativa. Também desenvolvido pela DTM, esse último é um curso de difusão, com certificação USP, que está previsto para acontecer no segundo semestre de 2015. Ele possui conteúdo mais amplo e complementar ao primeiro, sendo enriquecido por entrevistas com especialistas e documentários interativos.
 

sábado, 20 de dezembro de 2014

LG PORT C3 MOD02 T04 ESTRATEGIAS DE LEITURA xvid




Ter um ob­je­tivo para ler – ponto fun­da­mental: por que vamos ler esse texto? Qual o ob­je­tivo dessa ati­vi­dade lei­tora? O pro­fessor pre­cisa au­xi­liar o aluno nesse pro­cesso, para que o texto não pa­reça apenas um com­plexo ema­ra­nhado de in­for­ma­ções. Dis­cuta o ob­je­tivo com os es­tu­dantes: é para en­con­trar uma in­for­mação? Co­nhecer um autor novo? Ter um ob­je­tivo é uma das bases para uma lei­tura mais con­sis­tente.
Mo­bi­lizar co­nhe­ci­mentos pré­vios – Tudo o que o leitor sabe pode ajudá-lo em novas lei­turas; na ver­dade, elas se efe­tivam na in­te­ração do que se sabe com o que está vendo. Ques­tione seus alunos sobre o que sabem sobre o tema que será es­tu­dado, que pistas o tí­tulo ou ima­gens nos dão do que será tra­tado em dada questão ou texto.

Novo Enem: Leitura de gráficos e tabelas


sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Aos colegas de jornada


Mais um ano finaliza...

Enquanto isso, a humanidade continua pretendendo ser feliz.  E talvez não haja na demais legítimo que isso.

A felicidade não é um estado final ao qual se chega e, depois disso, não há mais nada a fazer. O mesmo vale para o sucesso. Uma coisa é chegar lá, outra diferente, e mais trabalhosa, é preservar o que foi conquistado.

Na religião oriental,  há três aspectos divinos:

o Criador, o Preservador e o Destruidor.

O Criador brinda com vida para que todos os caminhos sejam iniciados.

O Preservador brinda com luz e sabedoria para que, uma vez acertados os caminhos, os humanos buscadores possam continuar neles.

E o Destruidor se encarrega de brindar com força para pulverizar os obstáculos e desintegrar as estruturas que o tempo torna decadentes.

A Felicidade que a Humanidade, confusamente procura, não está em nenhum lugar específico, nem relacionada a nenhum ato em especial. A Felicidade é uma conquista que se faz todos os dias, em todos os momentos, em cada pequena e grande atitude.

Queridos Colegas, obrigada por tudo que passamos juntos neste ano. Que Deus os abençoe e os ilumine em todos os seus ideais, objetivos e sonhos.

FELIZ  NATAL E UM ANO DE 2015 com muita SAÚDE, ALEGRIA, PAZ e AMOR a vocês e a todos os seus familiares.

Com carinho
 
 

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Anote na agenda!

Anote na agenda!

Dezembro:
1 - Dia Mundial da Luta Contra a AIDS
 
 
 
 

 3 - Dia Internacional das Pessoas Portadoras de Deficiência
 
 
 

 5 - Dia Internacional do Voluntário
 
 
 

 10 - Dia dos Direitos Humanos
 
 
 

 13 - Dia Nacional do Cego
 
 

 22 - Dia da Consciência Ecológica