BEM VINDOS . Lembrem-se que "cada um que passa em nossa vida passa sozinho, pois cada pessoa é única, e nenhuma substitui outra. Cada um que passa em nossa vida passa sozinho, mas não vai só, nem nos deixa sós: leva um pouco de nós mesmo, deixa sós: leva um pouco de nós mesmo, deixa um pouco de si mesmo." Até mais..
quinta-feira, 20 de junho de 2013
Drogas lícitas e drogas ilícitas
Drogas lícitas são drogas que tem a sua
produção e seu uso permitidos por lei, sendo liberadas para comercialização.
Observa-se aqui que o fato de serem liberadas não significa que não tenham algum tipo de controle governamental bem como não provoquem algum prejuízo à saúde mental, física e social. Isto dependerá de múltiplos fatores tais como quantidade, qualidade e freqüência de uso.
As drogas lícitas mais consumidas pela população em geral, são as seguintes: álcool, cigarro, benzodiazepínicos (remédios utilizados para reduzir a ansiedade ou induzir o sono); xaropes (remédios para controlar a tosse e que podem ter substâncias como a codeína, um derivado do ópio); descongestionantes nasais (remédios usados para desobstruir o nariz) os anorexígenos (medicamentos utilizados para reduzir o apetite e controlar o peso) e os anabolizantes (hormônios usados para aumentar a massa muscular.
As drogas ilícitas são substâncias proibidas de serem produzidas, comercializadas e consumidas. Em alguns países, determinadas drogas são permitidas sendo que seu uso é considerado normal e integrante da cultura. Tais substâncias podem ser estimulantes, depressivas ou perturbadoras do sistema nervoso central, o que perceptivelmente altera em grande escala o organismo.
São drogas ilícitas: maconha, cocaína, crack, ecstasy, LSD, inalantes, heroína, barbitúricos, morfina, skank, chá de cogumelo, anfetaminas, clorofórmio, ópio e outras. Por serem proibidas, as drogas ilícitas entram no país de forma ilegal através do tráfico que promove a comercialização negra, ou seja, a comercialização feita sem a autorização das autoridades. Dentre as conseqüências que as drogas ilícitas trazem pode-se dar ênfase à violência gerada por elas em todas as fases de produção até o consumidor final. As demais conseqüências são: arritmia cardíaca, trombose, AVC, necrose cerebral, insuficiência renal e cardíaca, depressão, disforia, alterações nas funções motoras, perda de memória, disfunções no sistema reprodutor e respiratório, câncer, espinhas, convulsões, desidratação, náuseas e exaustão.
É importante esclarecer que a dependência das drogas é tratável, ou seja, através do auxílio médico e familiar uma pessoa pode deixar o vício e voltar a ter uma vida normal sem que necessite depositar substâncias que criam falsas necessidades no organismo e impedindo que o rendimento do organismo seja comprometido.
Observa-se aqui que o fato de serem liberadas não significa que não tenham algum tipo de controle governamental bem como não provoquem algum prejuízo à saúde mental, física e social. Isto dependerá de múltiplos fatores tais como quantidade, qualidade e freqüência de uso.
As drogas lícitas mais consumidas pela população em geral, são as seguintes: álcool, cigarro, benzodiazepínicos (remédios utilizados para reduzir a ansiedade ou induzir o sono); xaropes (remédios para controlar a tosse e que podem ter substâncias como a codeína, um derivado do ópio); descongestionantes nasais (remédios usados para desobstruir o nariz) os anorexígenos (medicamentos utilizados para reduzir o apetite e controlar o peso) e os anabolizantes (hormônios usados para aumentar a massa muscular.
As drogas ilícitas são substâncias proibidas de serem produzidas, comercializadas e consumidas. Em alguns países, determinadas drogas são permitidas sendo que seu uso é considerado normal e integrante da cultura. Tais substâncias podem ser estimulantes, depressivas ou perturbadoras do sistema nervoso central, o que perceptivelmente altera em grande escala o organismo.
São drogas ilícitas: maconha, cocaína, crack, ecstasy, LSD, inalantes, heroína, barbitúricos, morfina, skank, chá de cogumelo, anfetaminas, clorofórmio, ópio e outras. Por serem proibidas, as drogas ilícitas entram no país de forma ilegal através do tráfico que promove a comercialização negra, ou seja, a comercialização feita sem a autorização das autoridades. Dentre as conseqüências que as drogas ilícitas trazem pode-se dar ênfase à violência gerada por elas em todas as fases de produção até o consumidor final. As demais conseqüências são: arritmia cardíaca, trombose, AVC, necrose cerebral, insuficiência renal e cardíaca, depressão, disforia, alterações nas funções motoras, perda de memória, disfunções no sistema reprodutor e respiratório, câncer, espinhas, convulsões, desidratação, náuseas e exaustão.
É importante esclarecer que a dependência das drogas é tratável, ou seja, através do auxílio médico e familiar uma pessoa pode deixar o vício e voltar a ter uma vida normal sem que necessite depositar substâncias que criam falsas necessidades no organismo e impedindo que o rendimento do organismo seja comprometido.
quarta-feira, 19 de junho de 2013
Desequilibrio Ambiental e Relação Ecológica - 1ª série ensino médio
Desequilibrio Ambiental
Relação Ecológica
Atividade lúdica - 1ª série - médio
Atividade lúdica:
Quebra do equilíbrio ambiental
Objetivos
1. Observar as diferentes causas do
desequilíbrio ambiental.
2. Buscar informações em diferentes
fontes, priorizando dados.
3. Analisar criticamente os problemas
ambientais, aprimorando uma atitude mais ética e conservacionista nos alunos.
4. Aprofundar os estudos em um tema
específico e apresentá-lo à classe.
Introdução
Em um ecossistema é necessário que
todos os seres abióticos (não vivos) e bióticos (vivos) estejam em equilíbrio,
podendo esse estado ser chamado de sinergia ambiental. Essa expressão designa
um processo coordenado e integrado de diferentes fatores com um objetivo comum.
Portanto, quando há uma quebra desse equilíbrio, faz-se necessário um estudo
levantando as causas e conseqüências do problema, bem como atuar para modificar
esse panorama.
Estratégias
1. Formar grupos de quatro alunos.
2. Combinar com os grupos qual(is)
tema(s) deverá(ão) ser pesquisado(s).
Sugestões de temas:
Sugestões de temas:
A - Alterações bióticas:
- introdução de espécies
- extinção de espécies
B - Alterações abióticas:
- poluição sonora
- poluição térmica (inversão térmica,
efeito estufa)
- poluição do ar (chuva ácida)
- poluição por elementos radiativos
(camada de ozônio)
- poluição por substâncias não
biodegradáveis
- poluição por derramamento de
petróleo
- poluição por eutrofização
- lixo
3. Solicitar que tragam seus
materiais de pesquisa, a fim de orientá-los.
4. Priorizar e aprofundar as
informações, selecionando os dados que serão utilizados pelos alunos nas apresentações.
5. Disponibilizar uma aula para
finalização do trabalho e discussão sobre a forma de apresentação.
6. Marcar com antecedência a data de
apresentação.
Dicas
O professor deverá realizar uma
avaliação solicitando o parecer dos alunos: eles devem dizer qual(is)
trabalho(s) se destacou(aram), justificando suas respostas.
segunda-feira, 10 de junho de 2013
Ciências
Aproveite colegas para aplicar esta experiência em sala de aula muito fácil.
https://www.dropbox.com/s/vk93e4smiil6813/Ci%C3%AAncias%20experi%C3%AAncias1-signed.pdf?mhttps://www.dropbox.com/s/8s72u5yazxsac09/Ci%C3%AAncias%20experi%C3%AAncias2-signed.pdf
https://www.dropbox.com/s/mn0rvwp4wgl1hdg/Ciencias%20-%20experiencias%20III-signed.pdf?m
Assinar:
Postagens (Atom)