BEM VINDOS . Lembrem-se que "cada um que passa em nossa vida passa sozinho, pois cada pessoa é única, e nenhuma substitui outra. Cada um que passa em nossa vida passa sozinho, mas não vai só, nem nos deixa sós: leva um pouco de nós mesmo, deixa sós: leva um pouco de nós mesmo, deixa um pouco de si mesmo." Até mais..
segunda-feira, 15 de setembro de 2014
Curso MGME - oficina 1
Oficina
1 – Ensino por investigação
Vídeo:
Sobre conceitos, observação, interpretação e representações no ensino de
ciências.
Nesta
oficina cada grupo previamente estabelecido deverá fazer um levantamento de
informações sobre o subtema proposto ( conteúdo envolvido, bloco temático,
ano/serie, habilidade, grupo de competência) para subdisiar a construção de uma
problematização.
Tema:
Terra e Universo – Tsunami
Serie/ano:
6º ano
Introdução:
Competência é um
conjunto de conhecimentos (saberes); habilidades ( saber-fazer/pratica);
atitudes (saber-ser/participar).
Þ
Focar
leitura e escrita com uso de textos de jornais, revistas, blogs, enfim veículos
de comunicação;
Þ
Visita
a museu, estação ciências e cataventos;
Þ
Utilização
de filmes e documentários;
Þ
Debate
sobre o tema;
Þ
Questionário elaborado pelos alunos;
Þ
Elaboração
de maquetes.
Para
que o aluno consiga observar, identificar e reconhecer o tema abordado,
analisar, tomar decisões e fazer hipóteses se faz necessário a utilização das
ferramentas citadas que o faz aprender para argumentar e ter suas próprias
conclusões sobre o assunto.
Curso MGME - oficina 3
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
• Conteúdo: Sistemas Biológicos
• Justificativa: Apresentar as adaptações dos seres vivos ao ambiente
• Encaminhamentos Metodológicos:
• - Utilizar a imagem do caranguejo que ilustra o tópico sistemas biológicos como ponto de partida para a discussão do tema.
• - Levantar o conhecimento prévio dos estudantes sobre o organismo mostrado, por meio de questionamentos sobre a imagem.
• - Buscar no conteúdo encontrado nos recursos pedagógicos (imagem, livro didático, vídeo, entre outros)
• Recursos Didáticos:
• Fotos, vídeos, livro didático, revistas de divulgação científica, textos selecionados.Além de pesquisa na internet, utizando os recursos tecnológicos.
• Avaliação:
• Propor questões que levem os alunos a refletir sobre a adaptação dos seres vivos ao ambiente e a sua relação com a poluição da água.
- Uso de narrativas.
Avaliação
• Mediadora:
• “ação, movimento, provocação, tentativa de reciprocidade intelectual entre os sujeitos da ação educativa. Professor e aluno buscando coordenar seus pontos de vista, trocando idéias, reorganizando-as” (Hoffmann, 1991)
• “[...] avaliar no ensino de Ciências implica intervir no processo ensino-aprendizagem do estudante, para que ele compreenda o real significado dos conteúdos científicos escolares e do objeto de estudo de Ciências, visando uma aprendizagem realmente significativa para sua vida.”
Estratégia de avaliação
• Novos problemas e questões, não familiares aos estudantes;
• Estabelecer:
• relações conceituais, interdisciplinares ou contextuais
• Jogos educativos;
• Observação e Relato de Experiências
• Relatórios e Desenhos
• Registros:
• descritivos
• de acompanhamento dos alunos feito pelo professor
• Expectativas:
• em processo de elaboração;
• consultas junto aos professores;
• um subsídio para o planejamento do professor;
• aponta o que é fundamental o aluno saber dentro de cada conteúdo básico;
• Referencial:
• Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica para a Rede Estadual (Parecer CEE/CEB nº 130/10).
• Não é sinônimo de critério de avaliação;
• Critério de Avaliação:
• deve ser elaborado pelo professor no Plano de Trabalho Docente;
• de acordo com o conteúdo específico e o recorte estabelecido pelo professor.
- Oferecer recuperação .
quinta-feira, 24 de julho de 2014
quinta-feira, 17 de julho de 2014
Como visualizar algumas postagem
Como visualizar arquivos PDF ?
Alguns documentos disponíveis no blog estão no formato PDF. Para abrir esse tipo de arquivo, é necessário ter instalado no computador o programa “Adobe Reader” ou outro leitor de documentos. Para baixar o programa “Adobe Reader”, recomendamos que você acesse o site http://get.adobe.com/br/reader/.
Além do navegador, preciso de outros programas para visualizar conteúdos?
Para visualizar, criar e/ou editar esses arquivos, você precisa ter instalado em seu computador um “Editor de Texto” (exemplos: Microsoft Word®; LibreOffice Writer) e um “Editor de Apresentação de Slides” (exemplos: Microsoft Power Point®; LibreOffice Impress). Na internet, você pode pesquisar mais informações sobre esses programas.
7. Como saber se eu tenho a última versão do Adobe Flash Player?
Ao acessar um vídeo em “flash”, o assistente de instalação de “plug-ins” exibe um aviso através de uma barra amarela no topo da página. Você deve clicar no link para que o programa seja instalado. O processo leva apenas alguns segundos. Após a conclusão, o vídeo será exibido normalmente.
Você também pode verificar se já possui a última versão do “Plug-in Adobe Flash Player”. Para baixá-lo, acesse o site http://get.adobe.com/br/flashplayer/ e siga as instruções da página.
Assinar:
Postagens (Atom)