Oficina
1 – Ensino por investigação
Vídeo:
Sobre conceitos, observação, interpretação e representações no ensino de
ciências.
Nesta
oficina cada grupo previamente estabelecido deverá fazer um levantamento de
informações sobre o subtema proposto ( conteúdo envolvido, bloco temático,
ano/serie, habilidade, grupo de competência) para subdisiar a construção de uma
problematização.
Tema:
Terra e Universo – Tsunami
Serie/ano:
6º ano
Introdução:
Competência é um
conjunto de conhecimentos (saberes); habilidades ( saber-fazer/pratica);
atitudes (saber-ser/participar).
Þ
Focar
leitura e escrita com uso de textos de jornais, revistas, blogs, enfim veículos
de comunicação;
Þ
Visita
a museu, estação ciências e cataventos;
Þ
Utilização
de filmes e documentários;
Þ
Debate
sobre o tema;
Þ
Questionário elaborado pelos alunos;
Þ
Elaboração
de maquetes.
Para
que o aluno consiga observar, identificar e reconhecer o tema abordado,
analisar, tomar decisões e fazer hipóteses se faz necessário a utilização das
ferramentas citadas que o faz aprender para argumentar e ter suas próprias
conclusões sobre o assunto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá muito obrigada por realizar seu comentário em breve responderei se for necessário.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.