segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Caderno do aluno -9º ano - volume 1 - Situação de aprendizagem 8 - Limitações dos modelos explicativos


Caderno do aluno -9º ano - volume 1 - Situação de aprendizagem 5 - transformações químicas - resultados de interaçoes



Curso MGME - oficina 2

Montagem da aula Tsunami em power points.

Curso MGME - oficina 1

Oficina 1 – Ensino por investigação
Vídeo: Sobre conceitos, observação, interpretação e representações no ensino de ciências.
Nesta oficina cada grupo previamente estabelecido deverá fazer um levantamento de informações sobre o subtema proposto ( conteúdo envolvido, bloco temático, ano/serie, habilidade, grupo de competência) para subdisiar a construção de uma problematização.

Tema: Terra e Universo – Tsunami
Serie/ano: 6º ano
Introdução:

Competência é um conjunto de conhecimentos (saberes); habilidades ( saber-fazer/pratica); atitudes (saber-ser/participar).

Þ     Focar leitura e escrita com uso de textos de jornais, revistas, blogs, enfim veículos de comunicação;
Þ     Visita a museu, estação ciências e cataventos;
Þ     Utilização de filmes e documentários;
Þ     Debate sobre o tema;
Þ      Questionário elaborado pelos alunos;
Þ     Elaboração de maquetes.
Para que o aluno consiga observar, identificar e reconhecer o tema abordado, analisar, tomar decisões e fazer hipóteses se faz necessário a utilização das ferramentas citadas que o faz aprender para argumentar e ter suas próprias conclusões sobre o assunto.
    


Curso MGME - oficina 3

PLANO DE TRABALHO DOCENTE

       Conteúdo: Sistemas Biológicos
       Justificativa: Apresentar as adaptações dos seres vivos ao ambiente
        Encaminhamentos Metodológicos:
       - Utilizar a imagem do caranguejo que ilustra o tópico sistemas biológicos como ponto de partida para a discussão do tema.  
       - Levantar o conhecimento prévio dos estudantes sobre o organismo mostrado, por meio de questionamentos sobre a imagem.  
       - Buscar no conteúdo encontrado nos recursos pedagógicos (imagem, livro didático, vídeo, entre outros) 
       Recursos Didáticos:
       Fotos, vídeos, livro didático, revistas de divulgação científica, textos selecionados.Além de pesquisa na internet, utizando os recursos tecnológicos. 
       Avaliação:
       Propor questões que levem os alunos a refletir sobre a adaptação dos seres vivos ao ambiente e a sua relação  com a poluição da água. 
  •       Uso de narrativas.
Avaliação
       Mediadora:
       “ação, movimento, provocação, tentativa de reciprocidade intelectual entre os sujeitos da ação educativa. Professor e aluno buscando coordenar seus pontos de vista, trocando idéias, reorganizando-as” (Hoffmann, 1991)
       “[...] avaliar no ensino de Ciências implica intervir no processo ensino-aprendizagem do estudante, para que ele compreenda o real significado dos conteúdos científicos escolares e do objeto de estudo de Ciências, visando uma aprendizagem realmente significativa para sua vida.”
Estratégia de avaliação
       Novos problemas e questões, não familiares aos estudantes;
       Estabelecer:
       relações conceituais, interdisciplinares ou contextuais
       Jogos educativos;
       Observação e Relato de Experiências
       Relatórios e Desenhos
       Registros:
       descritivos
       de acompanhamento dos alunos feito pelo professor
       Expectativas: 
       em processo de elaboração;
       consultas junto aos professores;
       um subsídio para o planejamento do professor;
       aponta o que é fundamental o aluno saber dentro de cada conteúdo básico;
       Referencial:
       Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica para a Rede Estadual (Parecer CEE/CEB nº 130/10).
       Não é sinônimo de critério de avaliação;  
       Critério de Avaliação:  
       deve ser elaborado pelo professor no Plano de Trabalho Docente;
       de acordo com o conteúdo específico e o recorte estabelecido pelo professor.
  •       Oferecer recuperação .