Os estudantes já chegam com o pensamento estruturado pela forma de representação propiciada pelas novas tecnologias. Portanto, utilizá-las é se aproximar das gerações que hoje estão nos bancos das escolas.
BEM VINDOS . Lembrem-se que "cada um que passa em nossa vida passa sozinho, pois cada pessoa é única, e nenhuma substitui outra. Cada um que passa em nossa vida passa sozinho, mas não vai só, nem nos deixa sós: leva um pouco de nós mesmo, deixa sós: leva um pouco de nós mesmo, deixa um pouco de si mesmo." Até mais..
quinta-feira, 18 de setembro de 2014
segunda-feira, 15 de setembro de 2014
Curso MGME - oficina 1
Oficina
1 – Ensino por investigação
Vídeo:
Sobre conceitos, observação, interpretação e representações no ensino de
ciências.
Nesta
oficina cada grupo previamente estabelecido deverá fazer um levantamento de
informações sobre o subtema proposto ( conteúdo envolvido, bloco temático,
ano/serie, habilidade, grupo de competência) para subdisiar a construção de uma
problematização.
Tema:
Terra e Universo – Tsunami
Serie/ano:
6º ano
Introdução:
Competência é um
conjunto de conhecimentos (saberes); habilidades ( saber-fazer/pratica);
atitudes (saber-ser/participar).
Þ
Focar
leitura e escrita com uso de textos de jornais, revistas, blogs, enfim veículos
de comunicação;
Þ
Visita
a museu, estação ciências e cataventos;
Þ
Utilização
de filmes e documentários;
Þ
Debate
sobre o tema;
Þ
Questionário elaborado pelos alunos;
Þ
Elaboração
de maquetes.
Para
que o aluno consiga observar, identificar e reconhecer o tema abordado,
analisar, tomar decisões e fazer hipóteses se faz necessário a utilização das
ferramentas citadas que o faz aprender para argumentar e ter suas próprias
conclusões sobre o assunto.
Curso MGME - oficina 3
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
• Conteúdo: Sistemas Biológicos
• Justificativa: Apresentar as adaptações dos seres vivos ao ambiente
• Encaminhamentos Metodológicos:
• - Utilizar a imagem do caranguejo que ilustra o tópico sistemas biológicos como ponto de partida para a discussão do tema.
• - Levantar o conhecimento prévio dos estudantes sobre o organismo mostrado, por meio de questionamentos sobre a imagem.
• - Buscar no conteúdo encontrado nos recursos pedagógicos (imagem, livro didático, vídeo, entre outros)
• Recursos Didáticos:
• Fotos, vídeos, livro didático, revistas de divulgação científica, textos selecionados.Além de pesquisa na internet, utizando os recursos tecnológicos.
• Avaliação:
• Propor questões que levem os alunos a refletir sobre a adaptação dos seres vivos ao ambiente e a sua relação com a poluição da água.
- Uso de narrativas.
Avaliação
• Mediadora:
• “ação, movimento, provocação, tentativa de reciprocidade intelectual entre os sujeitos da ação educativa. Professor e aluno buscando coordenar seus pontos de vista, trocando idéias, reorganizando-as” (Hoffmann, 1991)
• “[...] avaliar no ensino de Ciências implica intervir no processo ensino-aprendizagem do estudante, para que ele compreenda o real significado dos conteúdos científicos escolares e do objeto de estudo de Ciências, visando uma aprendizagem realmente significativa para sua vida.”
Estratégia de avaliação
• Novos problemas e questões, não familiares aos estudantes;
• Estabelecer:
• relações conceituais, interdisciplinares ou contextuais
• Jogos educativos;
• Observação e Relato de Experiências
• Relatórios e Desenhos
• Registros:
• descritivos
• de acompanhamento dos alunos feito pelo professor
• Expectativas:
• em processo de elaboração;
• consultas junto aos professores;
• um subsídio para o planejamento do professor;
• aponta o que é fundamental o aluno saber dentro de cada conteúdo básico;
• Referencial:
• Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica para a Rede Estadual (Parecer CEE/CEB nº 130/10).
• Não é sinônimo de critério de avaliação;
• Critério de Avaliação:
• deve ser elaborado pelo professor no Plano de Trabalho Docente;
• de acordo com o conteúdo específico e o recorte estabelecido pelo professor.
- Oferecer recuperação .
Assinar:
Postagens (Atom)